[M.A.D] Comunicação e Semiótica – O Design, a Imagem e o Imaginário

Compartilhe
este artigo

Você está ouvindo o MAD, o podcast sobre a treta entre mercado e academia no mundo do design apresentado por Burity e Thoz, em um oferecimento do DesignTeam.

No campo do Design, uma área bastante estudada é a semiótica, pelo menos costumava ser, e nesse contexto duas linhas se destacam a americana, representada por Peirce e a francesa com a semiologia de Saussure.

Em nosso oitavo episódio convidamos Alex Heilmair para falar sobre a imagem em um sentido mais amplo, campo de estudo que desenvolveu tanto no mestrado quanto doutorado. Dentro do contexto da obra do filósofo tcheco-brasileiro vilém flusser e a partir de uma perspectiva histórica e antropológica buscamos uma reflexão crítica sobre a relação das imagens na cultura contemporânea e seu impacto sobre a condição humana.

Linkedin do convidado: https://www.linkedin.com/in/alex-heilmair/

Teses:

Papers https://pucsp.academia.edu/AlexHeilmair

Mestrado https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4410

Doutorado https://bit.ly/3RWpCNr

Livro do Flusser:

https://amzn.to/3Pzjl8K

Pessoas citadas:

Vilém Flusser https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/vilem-flusser-imagem-tecnica-e-ficcao

https://journals.openedition.org/cultura/1080

Charles Sanders Peirce https://canalhistoria.pt/hoje-na-historia/nasceu-o-filosofo-charles-sanders-peirce-o-pai-da-semiotica/

Yuri Lotman https://core.ac.uk/download/pdf/230609629.pdf

Guiraud Saussure https://www.scielo.br/j/estpsi/a/DtMDBcKHxRPm5MLrrXywsbj/?lang=pt

—————————–

O M.A.D tem como objetivo provocar o debate e trazer assuntos que vem sendo tratados na academia entendendo como podemos aproximá-lo do mercado e dos profissionais de design.

M.A.D. Mercado e academia de design. Provocando diálogos necessários!

tags

Leia também

Artigos relacionados

Encontrar um problema é o primeiro passo para resolver um problema.
Toda interação é uma forma de comunicação. Quando um usuário interage com um produto ou serviço, ele está recebendo e transmitindo informações.
marketing, a comunicação e o design não só coexistem mas também se potencializam quando alinhados estrategicamente