impacto e resultado sem perder a essência
Liderança é outro
problema de design
O crescimento de times, e ausência de resultados, tem aumentado a preocupação das empresas com impacto e eficiência desses times. Logo, este paradoxo (de design) exige que líderes sejam chamados a assumir a responsabilidade.
Após anos atuando como líder e gestor de design, dominando a visão da cultura centrada no usuário, tenho construído uma visão que vai além da lente do design.
“Não se trata de ferramentas… Trata-se de mudar a realidade”
Marc Stickdorn, Autor do livro This is Service Design Doing
Liderança de design não é diferente
Liderança é um tema complexo e importante. Liderança é sobre gerenciamento de pessoas, tarefas, processos, metas e resultados. Em minha visão, embora haja uma conexão entre design e empatia, isso não significa que a liderança de design seja radicalmente diferente (ou melhor) de outras áreas de liderança.
No entanto, a liderança de design pode ter um diferencial em relação a outras áreas. Ela requer habilidades e visão estratégica para definir e gerenciar a visão da disciplina de design na empresa e liderar a equipe em direção a objetivos comuns.
Em um cenário em que a tecnologia muitas vezes dita os rumos das empresas, é importante que o líder de design tenha uma visão além da própria disciplina. Isso significa que a liderança em design requer maturidade para entender que o design nem sempre é a dimensão mais importante a ser considerada em determinados casos. É necessário liderar em várias dimensões além do “craft”. Liderança em design é difícil, mas pode valer a pena.
A importância da liderança em design
A importância do papel de liderança em design está se tornando cada vez mais evidente no mundo dos negócios, com uma crescente demanda por líderes que entendam a importância do design e possuam habilidades para implementar mudanças em nível organizacional. Precisamos saber lidar com a incerteza. No entanto, muitos designers não estão cientes dos desafios que enfrentarão ao assumir esse papel de liderança.
A vida toda fomos designer solitários.
Trabalhando sozinhos com nosso fone de ouvido em uma cadeira no final do escritório. Nos últimos anos, e bem poucos, o mercado mudou de forma agressiva. É impossível contar a quantidade de times de design que surgiram. Quantas e quais empresas estão com times. Em alguns casos você até se pergunta “porque”. Claramente o mercado corporativo começou a enxergar o valor do design. Mas o que isso significa?
Com isso há o investimento na contratação, na construção de times. Não necessariamente significa que eles sabem o que estão procurando ou contratando. Isso é um fato importante. Colocar uma quantidade de designers, que não estavam acostumados, trabalhando junto em um novo formato e com uma expectativa de atuação, que varia de contexto para contexto, é a equação para o caos. Em alguns casos fracasso.
É aqui que a liderança de design se faz necessária.
Conforme as equipes de design crescem e a exigência aumenta, a formação e capacitação da equipe “certa” se torna cada vez mais complexa, tornando essencial ter uma boa percepção do contexto e estratégia de atuação. Uma equipe bem estruturada é reflexo do líder, que deve se preocupar em não atrapalhar seus liderados e ajudá-los a alcançar seu potencial máximo. Dando a direção correta, da melhor forma.
Para tornar o design uma prioridade dentro de uma organização, é necessário que os líderes de design conectem a experiência do usuário às prioridades mais elevadas dos executivos e stakeholders. Cada designer deve estar ciente de onde pode causar o maior impacto e atuar de acordo com isso, entregando uma experiência adaptável e de qualidade. É mais do que dar ordens. É construir juntos e com transparência.
Liderança além do Design
Meus Princípios
Muito além do design, existem outras formas de pensar que podem ajudar a promover uma liderança eficaz e impactante. Um aspecto importante é a vulnerabilidade, que significa ser honesto e autêntico com sua equipe sobre seus próprios desafios e limitações. Outro princípio essencial é que a liderança é uma escolha consciente que requer comprometimento e dedicação.
A liderança eficaz capacita as equipes a alcançar objetivos e alcançar seu potencial máximo, ao mesmo tempo em que fornece um ambiente de apoio e confiança para que possam crescer e desenvolver suas habilidades.
Também é importante lembrar que liderança não se trata apenas de ferramentas e técnicas, mas sim de criar mudanças reais e significativas na organização. Se você, como líder de design, está simplesmente reunindo as melhores práticas repetidas vezes, provavelmente não está entregando o valor que o design poderia estar entregando à sua organização.
Comunicação e clareza
A comunicação clara e efetiva é fundamental na liderança. Dar feedback construtivo de forma oportuna, entendendo a individualidade de cada profissional, ajuda a engajar e motivar a equipe, além de construir crença na visão do líder.
Transparência e verdade
Ser vulnerável e aberto, compartilhando mais de si mesmo, é uma maneira de estabelecer a confiança com a equipe. A transparência e a verdade são valores importantes para uma liderança autêntica e comprometida e continuar com o engajamento de todos.
Pragmatismo e foco
Ser objetivo e prático, construindo parcerias, e ter consistência no discurso e na cobrança é essencial. O foco no resultado e a capacidade de agir de forma estratégica são importantes para alcançar os objetivos da equipe e da organização.
Minha formação é construída a partir de referências e perspectivas de outros que vieram antes de mim. Acredito que a confiança é um ponto fundamental para um forte e consistente trabalho de liderança. Por isso, gosto de abordar os desafios enfrentados pelas equipes no triângulo da liderança, dos 5 desafios das Equipes.
Admiro a abordagem de Michael Watkins sobre o que fazer nos primeiros 90 dias como líder em uma nova empresa. Suas dicas são valiosas e podem ser resumidas de forma prática: Fazer a própria promoção; Acelerar o aprendizado; Ajustar a estratégia à situação; Garantir ganhos inicias; Negociar o sucesso; Concretizar o alinhamento; Montar a equipe; Criar coalizões; Manter o equilíbrio; Acelerar a todos.
Outro trabalho que me inspira é o livro de Julie Zhuo, “The Making of a Manager: O que fazer quando todos olham para você”, onde ela destaca a importância do gerente garantir que sua equipe saiba qual é o sucesso e esteja comprometida em alcançá-lo.
É preciso entender que liderança não é apenas sobre poder, mas também sobre respeito, influência e exemplo.
Acredito em manter o time aprendendo e sempre em evolução individual, para que o interesse em permanecer no ambiente, e no desafio, que criamos seja a melhor forma de reter os talentos.
Perguntas que me direcionam:
- Estou investindo meus esforços corretamente?
- Estou gerando algum impacto?
- O que eu faço ainda faz sentido?
Um bom líder de design tem dois pontos de vista
- DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE DESIGN PARA A EMPRESA: O líder deve ser capaz de vislumbrar um futuro melhor para a empresa por meio do design e planejar como alcançar esse objetivo. Além de pensar no negócio, é essencial considerar o impacto do projeto na sociedade e na vida dos clientes/usuários.É necessário ser estratégico e pensar em como alcançar os objetivos e vencer os desafios apresentados. Sem uma visão estratégica, as chances de desenvolver um produto ruim aumentam.
- CONSTRUÇÃO E EVOLUÇÃO DA EQUIPE: Além da estratégia, o líder deve ter habilidades para construir e desenvolver uma equipe forte e coesa, capaz de entregar a visão estratégica. É necessário ter um olhar crítico sobre as habilidades e competências dos membros da equipe, bem como oferecer feedback claro e construtivo para que eles possam melhorar continuamente. A evolução da equipe também envolve o estabelecimento de uma cultura de trabalho saudável e inclusiva, bem como a capacidade de identificar e resolver conflitos internos de forma eficaz.
Casos de liderança
Como designer, tenho uma sólida compreensão da cultura centrada no usuário e isso, aliado à minha experiência em grandes empresas nos últimos 10 anos, me tornou capaz de conduzir e entregar bons resultados para a empresa, sempre através do design.