Em setembro de 2020, em meio a uma das crises globais mais intensas da humanidade, eu recebi o convite para assumir a coordenação de um dos cursos mais tradicionais de especialização com foco em design e experiência do usuário.
A Pós de Arquitetura de Informação da Impacta foi pioneira no Brasil e além de ter formado grandes nomes do mercado, teve professores renomados ao longo de sua história.
Foi um grande orgulho receber esse convite e ao mesmo tempo um desafio reestruturar e modernizar a grade de um curso tão tradicional. A especialização já vinha sofrendo a alguns anos de problemas com a grade desatualizada e retalhada, por isso era vital redesenhá-la com foco na necessidade atual do mercado, mas com a base e fundamentos da carreira e disciplina.
Para mim, foi um caminho natural e seguro construir essa nova estrutura baseada em um dos pilares da Experiência do Usuário. Sem dúvida recorri ao mestre Jesse James Garrett e suas camadas do UX, apresentadas no clássico livro The Elements of User Experience.
A opção natural foi encaixar as 5 camadas de Garrett em 3 módulos, estruturalmente feitos para se encaixarem nos 3 semestres de curso. Os módulos são:
- Strategy for experience;
- Experimentation and prototyping;
- e Product Measure and evaluate.
O aluno, que escolher se aprofundar no universo do desenvolvimento de soluções centradas no usuário, vai começar o curso em uma imersão nas duas fases mais profundas do Iceberg de UX, que são a estratégia e o escopo do projeto e/ou produto. Serão 108 horas de muita teoria e prática focadas na criação de Estratégia de negócios e inovação para experiência, na execução e análise de Pesquisas com usuário para a aplicação de um Discovery de Produto eficiente que permita determinar a visão do produto.
A importância do primeiro módulo é mostrar com clareza a importância do planejamento e como podemos, de fato, sermos estratégicos no cenário que atuamos. Tendo entendido isso, os alunos poderão entrar na parte mais conhecida e explorada que é a fase onde materializamos o que pode vir a ser a solução ideal para o negócio e o cliente.
Aqui vamos ajudá-los a entender os princípios e conceitos básicos que construíram a área de UX com tudo que é fundamental para que um projeto de experiência tenha sucesso. Os atalhos e guias resultantes de anos de pesquisas e validações como as diretrizes de usabilidade, user interface, interação e os conceitos da Arquitetura de informação, tendo como base autores consolidados como Norman, Nielsen, Wurman, Rosenfeld, Morville, Arango, entre outros.
Para fechar a pavimentação desse conhecimento o aluno vai aprender a avaliar e medir a eficiência da solução desenhada, Além de ter uma visão geral de diversos processos de design, inovação e produto com seus diferentes focos.
Ao finalizar a especialização, todos terão a visão de como funciona um processo completo e ideal de design centrado no usuário , além de conhecer o ecossistema que envolve o mercado de produtos digitais, com suas características de tecnologia e agilidade.
Caso tenha interesse de conhecer mais CLIQUE AQUI!
Importante!
O curso está sendo realizado de forma remota, logo você tem a possibilidade de cursa a especialização de qualquer lugar do mundo.
Grade completa:
- Introduction to UX and emotional design
- User-centric business and innovation
- Defining the business strategy
- Understanding user needs
- User, customer and consumer
- Mapping user experiences
- Defining the product scope
- Content Strategy
- Usability: Easy to use products
- Information architecture or findability
- Navigation mapping and user flows
- wireframes and prototypes
- Designing for user interaction
- Interface design and accessibility
- Design patterns and Design System
- Fundamentals of UX Writing
- Interface and experience evaluation
- User satisfaction and UX metrics
- Discovery and innovation methods
- Development methods of product