Encontrão sobre Heurísticas do DesignTeam

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A intuição atrelada a idéia da User Interface tem ligação direta com os Modelos Mentais que o usuário faz ao observar ou entender o que se passa na UI. Como isso funciona? Simples…

Todos os dias encontramos objetos totalmente novos que, de alguma forma, sabemos naturalmente o que são e como funcionam.

Por que quando encontramos esses novos objetos, sabemos como interagir com eles?

Por que é igual tanto com objetos da natureza, como com artificiais feitos por nós?

O termo Affordance foi cunhado pelo psicólogo James J. Gibson e depois introduzido nas disciplinas de interação homem-máquina pelo livro O Design do Dia-a-Dia, do Donald Norman.

Existem visões sobre mudanças que afetam a casca, IHC ou a interface de um sistema dentro de uma empresa. A usabilidade é o atributo de qualidade que avalia a eficácia, eficiência e satisfação com que os usuários alcançam (ou não) seus objetivos. Krug (2014), também corrobora para a afirmação de Nielsen. A primeira lei que deve ser aplicada a um projeto digital é o fator usabilidade.

“Esta é a pedra angular — o critério de desempate que decide se algo funciona ou não…”

Existem diversas listas de diretrizes, desenvolvidas por especialistas e independente do conjunto adotado é importante saber a diferença entre meta e critério (ou característica, ISO 9126).
Uma das listas mais famosas é a de Jacob Nielsen, podendo ser citadas os Princípios de Bruce Tognazzini, os Critérios Ergonômicos de Bastien e Scapin, e as heurísticas de Claudia Dias.

Como garantir a usabilidade?

P.S: O exemplo usado tem como objetivo aplicar os conceitos debatidos e não expor ou “fritar” um produto.

Links:

http://users.polytech.unice.fr/~pinna/MODULEIHM/ANNEE2010/CEIHM/XEROX%20HE_CKLST.pdf

http://www.uxcheck.co/

https://proceedings.science/ila-2018/papers/ux-heuristic-evaluation-of-cross-channel-interaction-systems–first-experimentationshttps://boxesandarrows.com/content-analysis-heuristics/embed/#?secret=I5LgI0QfhE#?secret=rjVb4YfiBQ

https://www.nngroup.com/reports/ecommerce-user-experience/

https://baymard.com/

http://credibility.stanford.edu/guidelines/index.html

https://lawsofux.com/

https://www.usability.gov/

Livros:

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