Bom Dia UX – T-shaped versus generalista, com Katja Aquino

Compartilhe
este artigo

Afinal, é melhor ser generalista ou especialista?

Essa sem dúvida é uma das discussões mais antigas do mercado e com a pandemia e a aceleraçnao digital em várias empresas a bsuca por profissionais crescendo, é impossível não se perguntar que tipo de profissional querem, ou melhor, que tipo de profissional devo ser.

De acordo com a Pesquisa da ManpowerGroup, apesar de todo o crescimento tecnológico e automação de processos, 81% das empresas acreditam que vão manter ou ainda criar novas vagas no Brasil até 2021.

Primeiramente, temos que tirar esse pensamento de que um é melhor que o outro, correto?

Nisso “surgem” outros termos, que não são tão novos assim, mas o grande público começa a falr e descobrir. Um profissional do tipo T (derivado do inglês T-Shaped professional) tem sido altamente demandado pelo mercado, mas o que é o tal profissional T-shaped que os RHs tem falado tanto?

  • Como é ser um generalista e especialista?
  • Qual a diferença desse tal T-Shaped?
  • Como alicar isso a nossa carreira de designe produtos digitais?
  • E mais, porque eu deveria ser um ou o outro?

Contudo, persiste a dúvida: neste mercado cada dia mais complexo e diversificado, é melhor ser generalista ou especialista?

Convidado:
Katja Aquino
https://www.linkedin.com/in/katjaaquino/

Artigos relacionados:
https://rhpravoce.com.br/case/afinal-e-melhor-ser-generalista-ou-especialista/
https://blog.ceem.com.br/descubra-se-voce-tem-um-perfil-mais-especialista-ou-generalista/
https://exame.com/carreira/especialista-ou-generalista-qual-profissional-ganha-mais/
https://www.zendesk.com.br/blog/t-shaped-professional/
https://www.mirago.com.br/aula/profissional-t-shaped/
https://www.youtube.com/watch?v=6fwQyQ1R3ZY

Livros indicados:
T-Shaped Professionals: Adaptive Innovators https://amzn.to/3Ac0Q1G

Teaching Smart People How to Learn https://amzn.to/3iABvIZ

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas https://amzn.to/2YumT6V

Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?