Quais os Papéis de UX no Mercado? com Diego Eis

Compartilhe
este artigo

Recentemente, tivemos uma discussão fascinante no Bom Dia UX com Diego Eis, Product Manager e um dos grandes nomes do design no Brasil. No episódio, exploramos um tema que continua a gerar debate no mercado: o que significa, de fato, ser um profissional de UX? Será que estamos usando essa nomenclatura corretamente?

Diego já levantava essa questão em seu artigo de 2015, “O nome UX está errado”, onde questionava a ideia de que a experiência do usuário está nas mãos de apenas uma pessoa. Durante a nossa conversa, falamos sobre a amplitude do papel de UX e sobre como todos — desde o atendimento ao cliente até os desenvolvedores — têm responsabilidade na experiência do usuário. UX não é nada exclusivo do designer, e sim um esforço coletivo.

No episódio, também discutimos as diferentes camadas de atuação do design: estratégica, tática e operacional, e como o papel do UX se desenvolve em cada uma delas. Além disso, exploramos a importância da atuação cross e multidisciplinar, um aspecto crucial para garantir que todos na equipe estejam alinhados e contribuindo para a melhor experiência possível.

Se você perdeu essa conversa, vale a pena conferir! Este episódio está recheado de provocações, insights e reflexões sobre os papéis e responsabilidades dentro do mercado de design e experiência do usuário.

E se você está procurando leitura inspiradora sobre design e produto, não deixe de conferir os livros de Diego Eis — são leituras recomendadas para quem deseja entender mais sobre o universo de UX e Product Management.

  • Gestão tática em produtos digitais: Conectando a estratégia de negócio com a gestão tática em produtos digitais https://amzn.to/4exJuS8
  • Gestão Moderna de Produtos Digitais: O Produto Digital como um meio de entregar valor para o usuário e para o negócio https://amzn.to/3zMiOOb
Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?