Comunicação é a alma do negócio com Peagá Oliveira

Compartilhe
este artigo

Quando falamos sobre design, especialmente design de experiência (UX design), estamos falando sobre criar produtos, serviços ou sistemas que os usuários interagem. O design envolve interação e a interação é, de fato, comunicação. Em essência, o design trata da comunicação entre o usuário e o sistema.

Toda interação é uma forma de comunicação. Quando um usuário interage com um produto ou serviço, ele está recebendo e transmitindo informações.

O design busca transmitir informações, facilitar a compreensão e guiar o usuário por meio de elementos visuais, de navegação e de interação. Quando bem executado, ele cria uma experiência de usuário coesa e significativa, estabelecendo uma comunicação eficaz entre o usuário e o produto ou serviço.

Por sua vez, a comunicação desempenha um papel fundamental na construção da marca (branding), pois é através da comunicação que a mensagem da marca é transmitida aos consumidores.

Esses conceitos estão interconectados e são essenciais para o sucesso de uma empresa, pois contribuem para a criação de uma identidade de marca forte e para a entrega de experiências memoráveis e satisfatórias aos clientes.

Livros indicados:

Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador https://amzn.to/4b64PQk

Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática https://amzn.to/3w6682L


Peagá Oliveira é jornalista com 19 anos de carreira formado na Universidade Metodista de São Paulo e pós graduado na PUC São Paulo. Foi gestor de Comunicação no Poder Público por 13 anos – Governo Federal, Municipal e Poder Legislativo – e depois atuou 4 anos para o Airbnb e 99. Está na Unico há 2 anos e 6 meses e está atualmente como Head de Comms. Casado, mora na Praia Grande, pai de um casal e já puxou um bloco de Carnaval no Centro de São Paulo.


Próximos lançamentos!

Nosso livro, UX Decodificado, está em fase de finalização, entre linhas e rascunhos.

O livro é um guia essencial para iniciantes em design de experiência do usuário, oferecendo uma rota clara para caminhar nos desafios da profissão. Ele aborda de maneira prática e realista como os designers devem atuar em empresas que demandam entregas estruturadas e habilidades em pensamento crítico, comunicação e visão de design.

Este livro serve como um recurso valioso, proporcionando insights para uma atuação eficaz e inovadora no campo do UX design.

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Como e quando o design traz valor para projetos, impactando áreas como engenharia, marketing e branding, além da experiência do usuário.
Descubra como alcançar agilidade em produto e focar no impacto para o negócio com as dicas de Matt LeMay. Ouça agora!