O papel das comunidades de UX Design

Compartilhe
este artigo

Vocês pediram e o feat. rolou!!! Vamos reunir quatro gigantes do UX desse Brasilzão pra baterem um papo em uma mesa redonda sensacional!

Esse será o ponto alto da trilha do Ladies that UX na São Paulo Tech Week. Líderes das maiores comunidades de experiência do usuário no país: Ladies that UX, UXMP, PretUX, UXPA SP vão se reunir ao vivasso para discutir O Papel das Comunidades de UX Design. Massa demais, né?!

Vamos apresentar rapidinho cada um deles aqui pra vocês:

Tereza Alux – do Ladies that UX: Atua como Product Designer no Mercado Livre e é a nossa Latam Director da comunidade. É formada em Design pelo IED, com especialização em Comunicação pela ESPM e em Neurociência aplicada à Psicologia no Mackenzie. Tem mais de 15 anos de experiência em UX trabalhando de forma colaborativa e co-criativa na criação de produtos e serviços de acordo com as necessidades das pessoas.

Aline Santos – da UXMP: Comunicadora especialista em plataformas colaborativas para o engajamento de causas e monitoramento de políticas públicas. Atua desde 2011 com acessibilidade, articulação em rede, impacto social e mapeamento de práticas educacionais inclusivas. Tem apoiado organizações e negócios a oferecerem serviços e espaços de trabalho mais amigáveis e inclusivos. Está na coordenação do UX para Minas Pretas, iniciativa que promove a equidade de mulheres negras na tecnologia e no UX Design.

Renato Paixão – da PretUX: Renato Paixão é negro, gay, de família nordestina e oriundo da periferia do Rio de Janeiro, e sentiu na pele os impactos da falta de acesso e pouca diversidade ao entrar no mercado de tecnologia. Formado em Comunicação Visual Design pela UFRJ, foi premiado em primeiro lugar na competição L’Oréal Brandstorm na categoria wildcard e trabalha com produtos digitais desde 2015. Ao longo de sua carreira teve a chance de trabalhar com marcas como Sesi, Prefeitura do Rio de Janeiro, UFRJ e Mercedes-Benz. Atualmente é Product Designer na Lambda3 e Coordenador de Mentorias no PretUX, iniciativa que busca aumentar a inserção de profissionais negros na área de UX no Brasil.

Rafael Butity – do UXPA SP: Profissional de ampla experiência em design digital. Ele carrega consigo boas referências como ilustrador e quadrinista em pequenas e médias empresas e, em 2015, foi convidado pela Embraer para atuar com cultura e liderança. Atualmente, integra a Boa Vista SCPC a frente do time de design com a expertise de UX e mantém o trabalho com mentoria e eventos em paralelo, além de coordenar o curso de Pós de UX da Impacta e dar aulas na ESPM e Digital House. Entendem agora o nível do rolê? Vai ser muito bom, gente!

LTUX para SPTW | Mesa Redonda: O papel das comunidades de UX Design

Leia também

Artigos relacionados

Talvez não tenhamos plena consciência do impacto que eventos focados na troca de experiências, apresentação de cases e debates podem ter em nossas carreiras.
Falamos sobre liderança em design, gestão de equipes multidisciplinares e como alinhar design e negócios.
O achatamento das hierarquias corporativas e o corte de lideranças intermediárias têm transformado o mercado digital. Neste texto, reflito sobre as mudanças no mercado de design e produto, o impacto dessa transição e como equilibrar eficiência e liderança em tempos de “Great Flattening”.