O Teatro de UX, com Rogério Fratin e Thoz

Compartilhe
este artigo

“Há um fenômeno estranho no mundo do design de experiência do usuário.”

Uma expressão que tem crescido na industria do UX é o tal “teatro de ux” ou “teatro do design”, e sem dúvida é um contexto que temos debatido aqui nestes quase 2 anos de Bom dia UX, culminando na citação do caso pela própria Abby Covert em nossa série especial do Good Morning UX.

Esse tal teatro acontece quando os designers são solicitados a fingir fazer o trabalho de design e não têm permissão para fazer o trabalho de design. Mas será que acontece apenas por solicitação, ou nós mesmo fazemos isso nos enganando que estamos aplicando o design pela experiência?

Outro profissional e autor que cita o termo é Scott Berkun em seu conceituado How Design makes the world, onde ele fala sobre a paixão que os designers têm, mas como eles raramente têm o poder de agir, pois o poder está em outro lugar, discutindo o “teatro do design” e o que faz o design bom versus o design ruim.

Isso acontece quando somos solicitados a realizar, ou realizamos por escolha, pesquisas que nunca são usadas. Quando entregamos descobertas que são arquivadas porque não se alinham às expectativas dos executivos ou acionistas. Quando nos pedem para facilitar workshops em que os funcionários fingem ser usuários porque é mais barato e mais rápido do que fazer pesquisas com usuários reais. Ou quando só conseguimos revisar o design quando o produto está prestes a chegar às ruas e é tarde demais para qualquer melhoria de design real.

Essa é uma livre tradução adaptada do artigo da FastCompany: https://www.fastcompany.com/90686473/ux-design-has-a-dirty-secret

Convidamos os queridos e já da casa, Rogério Fratin e Thoz para tratar dessa polêmica, com um café sem açúcar, logo cedo.

Links úteis:

Artigo citado por Abby no Good Morning UX: https://www.fastcompany.com/90686473/ux-design-has-a-dirty-secret

Livro citado: How design makes the world de Scott Berkun, https://amzn.to/3L0mcWv

Good Morning UX citado com Abby Covert: Is Information Architecture dead? With Abby Covert | Good Morning UX

UXpodcast com Scott Berkun: https://uxpodcast.com/261-design-makes-the-world-scott-berkun/

Spin-off Encenação de UX:

Ato 1 da encenação de UX: Personagens e Hipóteses parte 1

Ato 2 da encenação de UX: Personagens e Hipóteses parte 2

Ato 3 da encenação de UX: Tem solução?

Ato 4 da encenação de UX: A comunicação parte 1

Ato 5 da encenação de UX: A comunicação parte 2

Ato 6 da encenação de UX: A equipe de design parte 1

Ato 7 da encenação de UX: A equipe de design parte 2


Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.

Leia também

Artigos relacionados

Talvez não tenhamos plena consciência do impacto que eventos focados na troca de experiências, apresentação de cases e debates podem ter em nossas carreiras.
Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?