Usuário, cliente e consumidor: Muda a experiência?

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Hoje vamos receber Fabiano Salgado, especialista em Customer Experience (CX), para uma conversa descontraída e prática sobre um tema que parece simples, mas gera grandes debates: usuário, cliente e consumidor — existe diferença?

E mais importante: isso muda alguma coisa na prática? Se você trabalha com marketing, vendas, atendimento, CX ou design, já deve ter enfrentado desafios como alinhar expectativas, atender interesses diferentes ou entender quem, de fato, está no centro das suas decisões de produto e serviço. Nesta conversa, vamos explorar:

  • Quais são as diferenças e semelhanças entre usuário, cliente e consumidor
  • Como essas definições afetam estratégias, projetos e decisões no dia a dia
  • Como essas diferenças impactam diretamente o resultado final e a experiência oferecida
  • O que podemos fazer para colaborar melhor entre áreas e criar soluções mais eficientes e valiosas

No mundo real, usuário, cliente e consumidor são papéis que às vezes se fundem ou se separam. Entender essa dinâmica pode salvar seu projeto — e seu emprego.

Entender quem é o usuário, cliente e consumidor é um exercício constante de empatia e estratégia. Afinal, UX não é só sobre o que se vê na tela, mas sobre quem está por trás dela.

Prepare o café (ou o mate) e chegue junto para um papo direto, cheio de provocações e insights práticos, no melhor estilo Bom Dia UX.

A discussão promete, e queremos saber: quem te dá mais trabalho na sua realidade profissional — o usuário, o cliente ou o consumidor? Deixe sua opinião nos comentários e vamos trocar ideias.

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