Apaixonado por quadrinhos, design e experiências

Eu sou Rafael Burity

um designer, líder, gestor, professor, palestrante e mentor que tem dedicado seus últimos, mais de, 20 anos a estudar, e viver, design, arquitetura de informação, negócios, comunicação, liderança, transformação cultural e digital.

Eu busco ajudar pessoas, e empresas, que desejam evoluir e alcançar seus objetivos, contribuindo, assim, com o amadurecimento do mercado.

Definitivamente tenho sido moldado por 

Uma mistura de experiências

Como um nerd (geek) de verdade, desde que me lembro, sempre fui viciado em histórias em quadrinhos (gibis), livros, filmes, jogos (um “nintendista”) e cultura pop. Sou um apaixonado por arte, ilustração e toda expressão criativa, assim como por gadgets e toda tecnologia que tem transformado o mundo erm que vivemos. Tudo isso me levou amar a arte de desenhar, que conectado ao meu interesse por tecnologia e pessoas, tem impulsionado cada um de meus passos.

Com formação técnica em processamento de dados e bacharelado em Ciência da Computação, sendo especialista em arquitetura de informação e usabilidade, além de um entusiasta e estudioso do campo de história em quadrinhos, ilustração e desenho artístico me considero uma pessoa com um repertório relativamente amplo. O fato de estar estudando computação, já atuando como designer, me aproximou da interface humano computador (IHC), usabilidade e consequentemente Arquitetura da Informação. E tem ditado minha visão do mercado de design digital desde então. 

Acredito plenamente que Isso contribui para ser o profissional que sou hoje.

Essa diversidade de gostos, inclusive, me fez passar por algumas experiências como desenhista e arte-finalista em uma iniciativa de quadrinhos digitais co colegas do Oberg, no longínquo ano de 1997 (isso é história para um outro dia).

Mais de 20 anos trabalhando NA MELHORIA DE PRODUTOS E PROCESSOS BY DESIGN.

Mercado digital e experiência do usuário

Muito antes de ser um líder de design, eu venho praticando design e experiência do usuário para o mercado digital, desde os anos 2000, atendendo empresas de diversos mercados como Petrobras, Vale, Ampla, Rede record, Multiplan, BRmalls, Gafisa, Bradesco, Ibmec, Zico 10, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Palmeiras, Conspiração Filmes, entre outros. Além de ter trabalhado no mercado de tecnologia como suporte, técnico de computadores.. 

Além da trajetória tradicional do mercado, sempre busquei criar e empreender iniciativas, e ao longo do tempo experimentei fundar e gerenciar por 2 anos uma agência digital chamada ABRA Comunicação Criativa, até mesmo um e-commerce de produtos eróticos chamado Bela Sofie SexShop, entre 2011 e 2013, entre outras aventuras. Até minha paixão por podcasts, e o compartilhamento de conhecimento, me levou a criar projetos como o DNA Rubro Negro e Riojob, entre outros focados em quadrinhos.

Ao longo dos anos, me especializei no mercado B2B (Business to Business), com portais, intranets, sistemas embarcados e aplicativos mobile em mercados muito específicos como o Agro, Energia, Transporte, Óleo e gás, Defesa, Financeiro e mais. 

Ah, invariavelmente (ou quase sempre) você verá um designer andando descalço pelos eventos, nos palcos e corredores de empresas. Pode falar comigo, sou eu mesmo.

8 anos de Dedicação a

Liderança de (e pelo) design

Tudo que tenho vivido e minhas paixões parecem levar a um caminho natural, onde vou além da entrega do design, colaborando e ensinando. É curioso, pois eu era rotineiramente chamado de “professor” por colegas do mercado, além de ser buscado para orientações e ajudar em tomada de decisões. Me pareceu natural caminhar para o mundo da gestão e liderança de pessoas e negócios.

Minha trajetória na gestão de times e liderança de design começa em São Paulo, no ano de 2015, tendo que criar e sustentar uma nova vertical de design focado em experiência do usuário na Embraer e Atech S.A, desde então tendo a oportunidade de trabalhar em grandes empresas como Santander, Ben Visa Vale, Boa Vista SCPC e unico IDTech com diversos desafios, que pode conferir em meus casos, contratando, recrutando e gerenciando mais de 60 profissionais multifuncionais.

Minha liderança é focada na gestão, orientação e inspiração de minhas equipes sempre buscando elevar a qualidade do trabalho de design, adaptar e replicar as melhores práticas do mercado, sempre orientado pelo impacto e resultado para o negócioA base do meu trabalho tem sido definir e criar processos, buscar métricas que conectem o design com o negócio, construir uma cultura orientada ao design e experiência do usuário. 

Busco construir, gerenciar e liderar times sempre em busca de posicionar o design no lugar em que acredito que deve estar. Como parte estratégica do negócio. Busco sempre conectar e equilibrar o design focado no usuário e cliente, mas também no negócio, além de sempre conectar com a capacidade tecnológica de cada contexto.

Formação Acadêmica

Universidade Veiga de Almeida
Bacharelado, Ciência da Computação (2004 – 2008)

Faculdade Impacta Tecnologia
Pós graduação em Arquitetura de Informação e Usabilidade, design thinking (2015 – 2017)

Hyper Island
Liderança do Futuro, Organizational Leadership (2021)

MIT Professional Education
Digital Plus Program, liderança e inovação (2021)

Qualificações

GGSC - Gallup Global Strengths Coach
Formação internacional da Gallup na metodologia CliftonStrengths (Pontos Fortes)

Management 3.0 - Energizing People (2021)
Credential ID 210490154

Management 3.0 - Fundamentals Online Workshop
Credential ID 210490142

Escola Conquer GBA em Leadership and people management 

Desenvolvimento de produto e experiências através do design

Histórico profissional

Mesclando minha experiência com UX, Design, Marketing, etc, venho ajudando empresas a sintetizar a informação e o contexto, oferecendo as melhores soluções para os objetivos do negócio e a experiência do cliente, além de buscar a evolução e gestão do design nas empresas.

Gerente Sênior de Design para B2B

Contratado como gerente sênior do time de design do principal produto da empresa e de maior faturamento, chamado unico Check, conduzindo a visão do produto por design e estratégia, entregando resultado com a melhor experiência para clientes e mercado.

Após 10 meses de trabalho assumi a liderança de mais 3 produtos, encubados em fase de validação, que são apostas para o crescimento a curto e médio prazo da empresa, lidando assim com a maior parte do faturamento da empresa.

unico Check é uma tecnologia biométrica com mais de 25 milhões de transações de autenticação de identidade por mês, incluindo acesso a bancos, carteiras digitais, fins, varejo e e-commerce. A solução mais completa do mercado para autenticação e validação de pessoas em processos de onboarding e transações.

Gerente de Design e Pesquisa

Contratado como Gerente de Design para reconstruir e escalar o time de design dentro do contexto de transformação digital e crescimento de uma empresa com mais de 60 anos de história. Após 6 meses de trabalho o time cresceu de 6 para 15 designers, atuando em cerca de 10 produtos focados no mercado B2B, além de estruturar o time de Pesquisa com 5 profissionais (Confira o case).  

A criação de uma estrutura de produto e a implementação da metodologia de agilidade mostraram a necessidade de estruturar um capítulo de design e construir um processo que promova a cultura e a mentalidade de focar no usuário e profissionalizar a descoberta do produto. Acabamos por assumir o time de marketing e criar uma guilda de pesquisa de experiência e mercado.

Gerente de Experiência do usuário e Consumidor

Contratado como Head de CX e UX para uma Fintech do Grupo Santander, chamada Ben Visa Vale para gerenciar e amadurecer a equipe de design em uma visão orientada a produto e discovery, além de acompanhar o ciclo de experiência completo do serviço. (Confira o case

Após 1 ano a holding decidiu me transferir para um novo desafio, maior e pouco explorado, como Gerente de UX para Produtos Corporativos (B2B) do Banco Santander com desafio ser responsável pelo design centrado no usuário em parceria com líderes de produtos para traduzir as necessidades dos clientes e os desafios de negócios.

Head de UX Design

No início, fui contratado como UX Lead para criar uma nova unidade de negócios para a gigante do mercado de aviação com foco em desenvolvimento de produtos digitais, a Embraer Sistemas, com o objetivo de estabelecer a prática de usabilidade, acessibilidade e foco na experiência do usuário em a empresa. Após 18 meses, a empresa decidiu associar esta Unidade de Negócio a outra empresa do Grupo. Então, me transferi para desenvolver e criar uma área de experiência do usuário nesta empresa chamada Atech S.A quando fui promovido a Head of UX Design. 

UX Designer Sênior

Alocado no cliente InfoGlobo pela consultoria de desenvolvimento e tecnologia Mídia 3, para trabalhar na reestruturação da interface e experiência de usuário do portal de anunciantes e da intranet do jornal O Globo, além de projetos relacionados a publicações de revistas digitais em dispositivos móveis. 

A Infoglobo foi a maior empresa de jornais impressos do Brasil, sendo a marca da Editora Globo e o Valor Econômico, Jornal O Globo, Extra e Expresso.

UX/UI Designer Sênior

Atuei como designer de interfaces, arquiteto de informação e design gráfico na agência digital Touch, desenvolvendo de interfaces digitais, arquitetura da informação, usabilidade e experiência do usuário. Além de apoiar e criar identidade visual, ilustrações editoriais e publicitárias, campanhas, etc para grandes clientes do mercado brasileiro e carioca, como Ampla, EBX, CNPq, Governo do Rio de Janeiro, Rio Criativo, The School of life, entre outros.

UX/UI Designer Sênior

Atuei como designer de experiência, interface e marcas no estúdio particular de Daniel Rothier, referência de design no Rio de Janeiro, criando e desenvolvendo sites, portais, aplicativos mobile, logotipos, etc, aplicando conhecimento de arquitetura da informação, wireframing, interfaces responsivas e identidade visual para empresas de diversos países como Estado Unidos, Inglaterra, China, França, Canadá e Brasil. 

Confira mais informações e detalhes

Conecte-se

Linkedin

Siga para receber mais informações

Currículo em PDF

Faça o download

Compartilhando e ensinando muito além do design

Missão no Ensino

Tenho ensinado design, negócios e inovação, em grandes e reconhecidas instituições de ensino, para mais de 12 empresas (em treinamentos internos) e 1400 profissionais (academia e cursos livres) que tem interesse em criar produtos ou serviços com impacto nos negócios e experiências UAU através do design.

Faculdade Impacta Tecnologia

AIUX – Fundamentos de UX – 120 alunos
ENGSOFT – UX e Design Thinking – 24 alunos
NICU – Negócios e Inovação centrados no usuário – 80 alunos
AIUX – Usabilidade e Encontrabilidade  (Arquitetura de Informação) – 80 alunos
AIUX – Liderança e facilitação – 40 alunos
DTDCU – Design Thinking – 120 alunos
AIUX – Oficina integradora de conhecimento – 120 alunos

Digital House > Coding School

MSD-DIP – In Company – Discovery e UX – 7 aulas, 6 empresas e 200 alunos
MSD-DIP – In Company – User Experience – 7 aulas, 6 empresas e 200 alunos
MSD-DIP – In Company – Discovery – 2 aulas, 2 empresas e 24 alunos
DPM – Design Thinking (Conceito e prática) – 2 aulas e 24 alunos
GPD – Design Thinking – 2 aulas e 45 alunos
GPD – Padrões de Design – 2 aulas e 45 alunos
GPD – Processo de ideação – 2 aulas e 45 alunos
TCC-2017 – On Line – Discovery – 4 horas e 1500 alunos
TCC-2017 – On Line – User Experience – 4 horas e 1500 alunos
UX Design TN02 – 0321CDUXDCN02BRED – User Experience –  576 horas e 50 alunos

Tera

DPDBC_REM_2022_1 – Digital Product Design: Fechamento do Módulo – Arquitetura de Informação – 33 alunos DPDBC_REM_2022_2 – Digital Product Design: Fechamento do Módulo – Arquitetura de Informação – 27 alunos DPDBC_REM_2022_3 – Digital Product Design: Fechamento do Módulo – Arquitetura de Informação – 40 alunos DPDBC_REM_2022_4 – Digital Product Design: Fechamento do Módulo – Arquitetura de Informação – 12 alunos

Escola Design Thinking: Echos

UXSD > Módulo 6:UX & Service Design – 24 alunos – 22 alunos
DESIGN LEADERSHIP: (Workshop Regional) Descobrindo seus pontos fortes e fracos como líder – 45 alunos

ESPM Tech

Curso UX Design – 24 horas e 30 alunos
Curso UX Design (Online) – 24 horas e 45 alunos

Miami Ad School

UX Strategy – 25 alunos

Um inquieto em busca de movimento

Projetos Paralelos

Rotineiramente embarco em novos projetos paralelos para explorar oportunidades de aplicar meus conhecimentos e novos estudos, além de poder aplicar meu esforços em coisas que realmente acredito ter poder para criar mudanças. Me considero um inquieto.

Bom dia UX

2020
Um programa de bate-papo ao vivo sobre design e experiência onde, junto de Rodrigo Lemes, reflito, e busco provocações, sobre o mercado. Este é o #BDUX, realizado ao vivo toda quarta-feira às 7h da manhã no youtube. Assista enquanto toma um delicioso café, ou um mate gelado com limão! Temos mais de 120 episódios e em breve será um livro.

CursoCast

2020
O Primeiro "Curso" Básico de User Experience (UX) em um podcast, em português, com conteúdo educacional, consistente e sólido, em mais de 64 horas, totalmente gratuito. Há um e-book em produção.

Riojob

2007 - 2016
Um blog de recolocação profissional nas áreas de design, web, comunicação e marketing, ativo de 2007 até 2016. Mais de 1400 vagas foram divulgadas, tornando-se a maior referência do estado do Rio de Janeiro para empregos neste segmento. Foi eleito o 7º lugar na categoria Blog pelo voto popular no concurso Peixe Grande organizado pela antiga e conceituada revista Webdesign.

DNA Rubro Negro

2010 - 2014
O portal DNA RUBRO NEGRO tornou-se, em pouco tempo, um dos canais mais influentes para os torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, ativo entre 2010 e 2013, com destaque inclusive em veículos importantes como as revistas Carta Capital e Revista do Flamengo, matéria na ESPN Brasil e sites como GloboEsporte.com.