Este é o compilado de livros que indicamos durante os Bom Dia UXespeciais #BDUX que precediam as Lives realizadas na Semana #ProductDiscoveryrealizada em Agosto de 2020.
Durante a semana falamos sobre o que é a descoberta de produtos e por que é importante? Como as fases de descoberta do produto podem funcionar juntas?
Para tal debate utilizamos um #framework muito interessante do Tim Herbig, Product Management Coach.
Como é de costume no programa procuramos trazer referências e leituras que possam ajudar no aprendizado. E claro, provocar novos pensamentos.
Inspired: How to Create Tech Products Customers Love é uma bíblia do mercado de produtos, principalmente digitais, que se tornou leitura obrigatória para profissionais de produto, tecnologia e design que estão nesse caminho de construção e transformação da forma que desenvolvemos produtos. Marty Cagan se tornou um grande Guru com o lançamento deste livro e tem sido seguido por muitos.
Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo é um clássico que fala de todo o processo de criação de produtos com foco na metodologia americana, mas que foi criado, ou adaptado, pelo brasileiro Paulo Caroli da ThoughtWorks. O livro possui ferramentas e exemplo práticos de como planejar e aplicar um alinhamento com clientes e ter uma visão de produto em poucos dias.
Os 5 desafios das equipes é um livro com foco em gestão e liderança mas que se tornou um bestseller ao falar de 5 princípios básicos para se ter um time de alta performance. O interessante é que ele comenta que a base de todo profissionalismo e resultado de uma equipe é a confiança, assunto abordado no momento de alinhar produtos. Algo que requer comprometimento.
O Teste da Mãe: Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você tem sido uma indicação constante minha quando falamos de entrar em contato com o usuário, ou cliente. Falamos muito de não enviesar e direcionar as entrevistas para “encontrar” o que desejamos. Por isso, este livro é tão importante, sendo que trata justamente de como não devemos perguntar se nossa ideia é boa, como se fosse nossa mãe, que obviamente (nas condições normais de pressão e temperatura) vão dizer que a ideia é perfeita e linda. É uma visão que torna o livro fundamental.
Após as etapas de alinhamento e pesquisa, que aborda a fase de Problem Space, precisamos começar o que muitos acham mais “divertido” que é a criação, através de ideação. Para isso elencamos alguns livros que podem ajudar no desenvolvimento do que Tom Kelley da IDEO chama de Confiança Criativa.
Um olhar criativo é um pocketbook muito interessante que propõe exercício diários para estimular a criatividade e o destravamento do seu cérebro.
Criatividade e processos de criação é um livro basicamente de referências e trabalha a forma como nos estimulamos a criatividade.
Criative-Se. Um Guia Pratico Para Turbinar O Seu Potencial Criativo é outro livro com o foco em exercício e formas de encontrar a criatividade no seu dia a dia.
Somos todos criativos: Os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro é a minha indicação fundamental pois fala de algo que considero extremamente importante e irritante. O livro trata dessa “verdade” ensinada de que apenas algumas pessoas, ou profissões são criativas. Leia.
Tendo entendido como estimular a criatividade no dia a dia precisamos falar de como planejar e fazer as sessões de ideação. Selecionei alguns livros e Kits que ajudam na escolha de cada ferramenta e método.
Equipes Visuais. Ferramentas Gráficas Para Comprometimento, Inovação e Alta Performance fala do poder da visualização do trabalho e como podemos aumentar o engajamento e eficiência do time através de processos visuais. Falamos nos episódios de sempre deixar a mostra todas descobertas e aqui o livro pode te ajudar.
Construindo um Negócio Melhor com a Utilização do Método LEGO SERIOUS PLAY fala da famosa e interessante metodologia criada pela Lego que é utilizada para destravar potenciais criativos e inovadores, além de aumentar a performance das equipes de forma lúdica. É uma ferramenta poderosa e muito perigosa, pois exige um conhecimento sólido.
Esses são os Kits que podem ajudar na escolha e planejamento de dinâmicas:
Ideo Method Cards:
Human Centered Design Toolkit:
The Pocket Universal Methods of Design:
Voltando as fases do #discovery temos a tão temida validação, ou como gosto de chamar invalidação, de ideias.
Validating Product Ideas: Through Lean User Research (English Edition) é um livro completo da Rosenfeld Media, que tem séries incríveis, que aborda todo o processo de levar as ideias e protótipos para o teste final com quem realmente interessa. Um livro poderoso e muito importante.
Testing Business Ideas: A Field Guide for Rapid Experimentation (Strategyzer) (English Edition) segue os mesmo padrões da editora que lançou também os Canvas de Proposta de Valor e Modelo de negócio. É um livro de consulta a diversas ferramentas e técnicas indispensável em sua biblioteca.
Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster (Lean (O’Reilly)) (English Edition)
Se validamos e medimos, precisamos definir agora o futuro do produto. Voltando a indicações como Lean Inception temos dois livros que tratam esse desafio que é construir um backlog priorizado de produto.
Product Backlog: Una mirada sistémica
Product Roadmaps Relaunched: How to Set Direction while Embracing Uncertainty (English Edition)
Para construirmos produtos precisamos começar a enxergar nosso papel estratégico dentro do ecossistema do negócio. Para isso indicamos alguns livros que orbitam o processo de Product Discovery por se tratarem de construção de negócios, principalmente focados em digital.
A startup enxuta é a leitura clássica e praticamente indispensável. Eric Ries chocou o mercado ao trazer uma nova perspectiva para o desenvolvimento de negócio e criação de empresas no modelo cobiçado do vale.
Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias se tornou, rapidamente, um modelo a ser seguido mesmo sendo um livro extremamente simples e pautado em exemplos. Eu costumo chamar de o #DesignThinking by GV trouxe uma nova forma de apresentar ideias de forma rápida e barata com seu mantra Fail Fast Learn Faster.
O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas é impactante pois Ben Horowitz discute sobre a parte não romanceada de ser um empreendedor. Ele apresenta as situações e decisões difíceis que surgem. Veja como podemos através de um bom processo de discovery tornar essas decisões menos duras.
Creio que já são indicações suficientes para deixar todos municiados de conhecimento e base para começar a jornada de criação de produtos. Para complementar este post ouçam os programas #BDUX em nossa #playlist do Spotify e confiram o que falamos de cada fase e em que contexto cada livro se encontra: