Sem dúvida quando falamos da construção ou gestão de produto digitais dois livros serão citados, inevitavelmente. Tanto Inspired quanto Hooked são referências quando se trata de estudar e debater sobre como se deve construir produtos ou em como desenhar possíveis experiências e relações com o cliente.
Durante muito tempo estes dois livros estavam disponíveis e ao alcance apenas de quem pudesse lê-los na língua original, o inglês. O ano de 2020 trouxe estas obras para a língua portuguesa, o que vai possibilitar milhares de brasileiros e profissionais, iniciantes ou não, terem o seu contato com o texto sem intermediários.
Inspirado: Como Criar Produtos de Tecnologia que os Clientes Amam (Eng.: Inspired: How to Create Tech Products Customers Love) é uma bíblia do mercado de produtos, principalmente digitais, que se tornou leitura obrigatória para profissionais de produto, tecnologia e design que estão nesse caminho de construção e transformação da forma que desenvolvemos produtos.
Marty Cagan se tornou um grande Guru com o lançamento deste livro e tem sido seguido por muitos. A proposta dele é tratar como as mais bem-sucedidas empresas de tecnologia definem, projetam e desenvolvem os produtos que ganharam o amor de bilhões de pessoas ao redor do mundo.
“”Quando perguntam o que é o produto e como empresas podem acelerar o crescimento, eu sempre começo com ‘leia INSPIRADO e depois conversamos’.”
— Sarah Bernard, VP de Produtos, Jet.com
Em algum ponto o livro se torna mais inspiracional de fato, como o próprio título sugere, do que algo que realmente funciona no mundo real, mas é impossível ignorar seus impacto no mundo dos negócios, tecnologia e, sim, na importância que design ganhou em meio aos líderes e gestores das empresas. É uma leitura essencial, pelo menos para se questionar e comparar com o que tem sido feito, falado e visto no mercado de produtos. Recentemente, Cagan lançou seu novo livro que vem sendo elogiado e se tornando outro guia, o Empowered, ainda sem tradução para o português.
Link do livro Inspirado, na Amazon: https://amzn.to/3cOvO8c
(Versão em Inglês)
HOOKED (ENGAJADO): Como construir produtos e serviços formadores de hábitos (Eng.: Hooked: How to Build Habit-Forming Products) segue a linha do Inspirado com o objetivo de responder Como empresas de sucesso criam produtos que as pessoas não conseguem largar, ou por que alguns produtos capturam totalmente a atenção do usuário, enquanto outros fracassam.
Nir Eyal explica o Modelo Gancho (Modelo Hooked) como um processo de quatro etapas incorporado aos produtos para estimular sutilmente o comportamento do cliente. O livro é baseado nos anos de pesquisa, consultoria e experiência prática dele e foi escrito para ser um guia prático para criar produtos melhores.
Assim como o livro de Cagan, Hooked foi escrito para gerentes de produto, designers, profissionais de marketing, fundadores de start-ups e qualquer pessoa que busque entender como os produtos influenciam nosso comportamento.
“O trabalho de Nir é um berço essencial para qualquer start-up que queira entender a psicologia do usuário.”
— Dave McClure, Fundador da 500 Start-Ups
Anos depois, aparentemente, Eyal pode ter se arrependido da abordagem e lançou o livro Indistraível, para compensar o “estrago” causado pela contaminação que nossas vidas sofreram com a mediação dos algoritmos e redes sociais.
Link do livro Hooked, na Amazon: https://amzn.to/36QkrbT
(Versão em Inglês)
Obviamente, como designer não podemos deixar de fora de uma lista que trata de como entender as motivações que levam ao cliente ou usuário amarem, e odiarem, um produto, nossa bíblia fundamental a qualquer profissional que deseja trabalhar com Experiência do Usuário.
Ler Design Emocional, porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia (Eng.: Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things) é essencial, e talvez mandatório, para qualquer designer e pessoa que deseja lidar com a forma como o usuário lida com sua marca, serviço ou produto.
Link do livro de Norman, na Amazon: https://amzn.to/2YSvFIM
(Versão em Inglês)