A nova Pós-graduação em Arquitetura da Informação e UX da Impacta

Compartilhe
este artigo

Em setembro de 2020, em meio a uma das crises globais mais intensas da humanidade, eu recebi o convite para assumir a coordenação de um dos cursos mais tradicionais de especialização com foco em design e experiência do usuário.

A Pós de Arquitetura de Informação da Impacta foi pioneira no Brasil e além de ter formado grandes nomes do mercado, teve professores renomados ao longo de sua história.

Foi um grande orgulho receber esse convite e ao mesmo tempo um desafio reestruturar e modernizar a grade de um curso tão tradicional. A especialização já vinha sofrendo a alguns anos de problemas com a grade desatualizada e retalhada, por isso era vital redesenhá-la com foco na necessidade atual do mercado, mas com a base e fundamentos da carreira e disciplina.

Para mim, foi um caminho natural e seguro construir essa nova estrutura baseada em um dos pilares da Experiência do Usuário. Sem dúvida recorri ao mestre Jesse James Garrett e suas camadas do UX, apresentadas no clássico livro The Elements of User Experience.

A opção natural foi encaixar as 5 camadas de Garrett em 3 módulos, estruturalmente feitos para se encaixarem nos 3 semestres de curso. Os módulos são:

  1. Strategy for experience;
  2. Experimentation and prototyping;
  3. e Product Measure and evaluate.

O aluno, que escolher se aprofundar no universo do desenvolvimento de soluções centradas no usuário, vai começar o curso em uma imersão nas duas fases mais profundas do Iceberg de UX, que são a estratégia e o escopo do projeto e/ou produto. Serão 108 horas de muita teoria e prática focadas na criação de Estratégia de negócios e inovação para experiência, na execução e análise de Pesquisas com usuário para a aplicação de um Discovery de Produto eficiente que permita determinar a visão do produto.

This image has an empty alt attribute; its file name is ux-iceberg-1-1200x794.jpe

A importância do primeiro módulo é mostrar com clareza a importância do planejamento e como podemos, de fato, sermos estratégicos no cenário que atuamos. Tendo entendido isso, os alunos poderão entrar na parte mais conhecida e explorada que é a fase onde materializamos o que pode vir a ser a solução ideal para o negócio e o cliente.

Aqui vamos ajudá-los a entender os princípios e conceitos básicos que construíram a área de UX com tudo que é fundamental para que um projeto de experiência tenha sucesso. Os atalhos e guias resultantes de anos de pesquisas e validações como as diretrizes de usabilidade, user interface, interação e os conceitos da Arquitetura de informação, tendo como base autores consolidados como Norman, Nielsen, Wurman, Rosenfeld, Morville, Arango, entre outros.

This image has an empty alt attribute; its file name is IMG_20210122_174606_258_2-edited.jpg

Para fechar a pavimentação desse conhecimento o aluno vai aprender a avaliar e medir a eficiência da solução desenhada, Além de ter uma visão geral de diversos processos de design, inovação e produto com seus diferentes focos.

Ao finalizar a especialização, todos terão a visão de como funciona um processo completo e ideal de design centrado no usuário , além de conhecer o ecossistema que envolve o mercado de produtos digitais, com suas características de tecnologia e agilidade.

Caso tenha interesse de conhecer mais CLIQUE AQUI!

Importante!

O curso está sendo realizado de forma remota, logo você tem a possibilidade de cursa a especialização de qualquer lugar do mundo.

Grade completa:

  • Introduction to UX and emotional design
  • User-centric business and innovation
  • Defining the business strategy
  • Understanding user needs
  • User, customer and consumer
  • Mapping user experiences
  • Defining the product scope
  • Content Strategy
  • Usability: Easy to use products
  • Information architecture or findability
  • Navigation mapping and user flows
  • wireframes and prototypes
  • Designing for user interaction
  • Interface design and accessibility
  • Design patterns and Design System
  • Fundamentals of UX Writing
  • Interface and experience evaluation
  • User satisfaction and UX metrics
  • Discovery and innovation methods
  • Development methods of product



Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?