Você está ouvindo o Mad, o podcast sobre a treta entre mercado e academia no mundo do design apresentado por Burity e Thoz, em um oferecimento do DesignTeam.
O nosso terceiro episódio é sobre um tema muito interessante, que inicialmente pode parece já batido, mas que através da tese de nossa convidada traz uma nova visão sobre o Design Centrado no Humano, sim no Humano (DCU). O DCH é reconhecido em normas internacionais desde 1999 e a sua metodologia é desenvolvida por pesquisadores, instituições e empresas desde 2001.
“O design contribui para tornar mais habitável o mundo dos artefatos materiais e simbólicos” (BONSIEPE, 2012).
Convidamos a mestra em Arquitetura e Urbanismo e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, Marina Pezzini, para falar de sua tese, Contribuição do design centrado no humano para o projeto no imobiliário doméstico em apartamentos compactos.
Link da tese na UFSC: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175322
O M.A.D tem como objetivo provocar o debate e trazer assuntos que vem sendo tratados na academia entendendo como podemos aproximá-lo do mercado e dos profissionais de design.
Pergunta Provocativa: E o que vocês acham dessa questão de que temos projetado tanto com foco nos produtos e esquecido do ser humano envolvido? Será que podemos ou devemos influenciar mais para que o design de fato tenha impacto positivo na vida das pessoas?
M.A.D. Mercado e academia de design. Provocando diálogos necessários!