Você está ouvindo o Mad, o podcast sobre a treta entre mercado e academia no mundo do design apresentado por Burity e Thoz, em um oferecimento do DesignTeam.
O nosso quarto episódio é sobre a proposta de um modelo de referência do processo de crowd-design alinhado aos princípios da sustentabilidade.
Convidamos a PhD Isadora Dickie para falar de como o Crowd-design se conecta diretamente com Open Innovation e qual a diferença e a relação entre esses conceitos.
A rápida expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (ITCs) na sociedade atual tem proporcionado o surgimento de novas possibilidades para a participação de stakeholders no processo de desenvolvimento de produtos. Uma dessas abordagens é o crowd-design, um modelo emergente de projeto e sistema de produção que usa conhecimento e recursos disponíveis na multidão, geralmente através da Internet, com a finalidade de resolver problemas e/ou criar conteúdo.”
Link da tese na UFSC: https://bit.ly/3vFlepJ
O M.A.D tem como objetivo provocar o debate e trazer assuntos que vem sendo tratados na academia entendendo como podemos aproximá-lo do mercado e dos profissionais de design.
Pergunta Provocativa: Será que todo tipo de problema das empresas podem ser trabalhados utilizando o Crowd-Design? Vocie acfredita que este processo da concepção de um produto ou serviço globalmente pode ser viabilizado pela internet e meios de comunicação?
M.A.D. Mercado e academia de design. Provocando diálogos necessários!