O crescimento da área de UX Design na indústria – Joe Natoli (EN)

Compartilhe
este artigo

A área de UX Design continua a crescer de maneira exponencial, mas será que esse crescimento tem sido saudável? Para discutir o estado atual da indústria e os desafios enfrentados pelos profissionais de UX, convidamos Joe Natoli, consultor, autor e palestrante com uma carreira de mais de 30 anos, para o nosso projeto Good Morning UX.

Joe Natoli lançou cinco cursos de grande sucesso na Udemy, impactando mais de 200.000 alunos ao redor do mundo. Neste episódio, discutimos o que mudou no ensino de UX, quais são os desafios enfrentados pelos profissionais de hoje, e as lacunas no aprendizado que precisam ser superadas para o sucesso na carreira.

O que mudou no ensino de UX Design?

Joe destaca que a maior mudança no ensino de UX é o número de cursos e materiais disponíveis, mas também alerta sobre a qualidade. Ele acredita que muitos programas, especialmente bootcamps, falham em preparar os alunos para a realidade das organizações, focando apenas na teoria ou em processos ideais que raramente funcionam no dia a dia corporativo.

“O maior problema é que os profissionais saem de bootcamps com apenas metade das habilidades necessárias para realmente lidar com o dia a dia do trabalho”, afirma Joe.

Ele menciona que, enquanto é relativamente fácil ensinar processos de UX, o verdadeiro desafio está em ajudar os profissionais a navegarem pela política interna das empresas, lidar com prazos curtos e colaborar com equipes que muitas vezes não entendem o valor do design.

Falta de Conhecimento em UX Hoje

Joe observa que há uma enorme confusão sobre o que UX realmente é. Para ele, muitos profissionais de design se prendem a títulos e categorias como “UX Designer”, “Product Designer” ou “CX Designer”, em vez de se concentrarem no que realmente importa: resolver os problemas dos usuários.

Ele destaca também que falta aos profissionais de hoje uma dose de realidade. Muitos enfrentam desafios na hora de implementar processos de UX dentro de empresas que não estão preparadas ou que não valorizam o design como deveriam.

“Se você começar a implementar processos perfeitos, como muitos cursos ensinam, e ninguém lhe der tempo ou espaço para isso, o que você faz então?”

Joe também critica a forma como a criação de portfólios é ensinada. Ele acredita que muitos designers se concentram nos aspectos visuais ou técnicos do portfólio, em vez de entenderem que recrutadores têm apenas 30 segundos para avaliar seu trabalho. O portfólio precisa ser direto e focar no que é essencial.

Como Aprender UX da Maneira Correta?

Para Joe, o aprendizado eficaz de UX começa com a busca por cursos e instrutores que compartilhem experiências reais. Ele sugere que os alunos procurem por reviews e feedbacks que mostrem como as pessoas aplicaram o que aprenderam e os resultados que obtiveram.

Ele também aconselha a seguir profissionais que compartilham sua jornada de maneira honesta e transparente nas redes sociais, como o Twitter. O importante é procurar aqueles que não só falam, mas que também demonstram sua experiência.

Conclusão

Joe Natoli deixa claro que o crescimento da área de UX design trouxe muitos benefícios, mas também criou desafios, especialmente na forma como a educação em design é estruturada. Para ele, o verdadeiro sucesso na carreira de UX vem da capacidade de se adaptar ao mundo real, aprender a lidar com dificuldades e ser resiliente diante de obstáculos.


Siga Joe Natoli nos links abaixo:

Livros de Joe Natoli:

  • Think First: My No-Nonsense Approach to Creating Successful Products, Memorable User Experiences + Very Happy Customers

Links Relacionados:

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?