Qual é o futuro do UX? Com Jesse James Garrett (EN)

Compartilhe
este artigo

Em 2002, Jesse James Garrett revolucionou o campo de design com seu livro The Elements of User Experience, onde apresentou um modelo de cinco elementos que dividem o processo de design em etapas claras e organizadas. Anos depois, Garrett continua sendo uma das principais vozes na área de UX, destacando os desafios enfrentados pelos designers e o futuro dessa profissão.

No mais recente episódio do Good Morning UX, tivemos o prazer de conversar com Jesse sobre o estado atual da indústria, suas observações sobre os novos designers e o que ele acredita ser essencial para o futuro do design centrado no usuário.

A evolução do UX desde os primeiros dias Jesse relembra que, no início de sua carreira, o termo user experience sequer existia. Designers tinham que se adaptar e aprender a lidar com termos e processos separados, como web design e usabilidade. Hoje, o UX é uma disciplina consolidada, com programas de formação e um amplo reconhecimento. No entanto, ele destaca que, mesmo com o crescimento do campo, muitos líderes de negócios ainda não estão totalmente comprometidos com o design.

“Os líderes empresariais sabem que não podem mais ignorar o design, mas muitos ainda não estão completamente investidos nisso”, afirma Jesse.

Os desafios de estratégia e a importância de fazer perguntas Uma das críticas de Garrett ao cenário atual é que, embora o design esteja mais integrado às empresas, muitos designers se concentram apenas na parte visual ou na prototipagem, sem considerar a estratégia por trás das decisões. Para ele, o papel do designer vai além de seguir requisitos – é preciso questionar e entender o porquê por trás das escolhas de negócios.

“O papel do designer na estratégia é fazer perguntas e ajudar a empresa a entender melhor a si mesma e seus clientes”, explica Jesse.

A relevância contínua do seu livro Perguntado se The Elements of User Experience ainda é relevante hoje, Jesse acredita que sim. Ele criou o livro com a intenção de abordar aspectos filosóficos e estruturais do design, que não mudam com o tempo. E mesmo após quase 20 anos de seu lançamento, o livro ainda é utilizado em cursos universitários e por novos profissionais da área.

“Não acho que adicionar as tecnologias modernas ao livro o tornaria muito melhor. Ele ainda oferece muito valor do jeito que está”, comenta.

O futuro do UX Quando questionado sobre o futuro da profissão, Jesse demonstra otimismo. Ele acredita que os profissionais de UX têm um forte compromisso em fazer o que é certo pelos usuários, e enquanto essa mentalidade for mantida, o campo continuará evoluindo de forma positiva.

“Os profissionais de UX sempre foram aqueles que dizem que as antigas formas de fazer as coisas não funcionam mais e precisam mudar. Eu acho que eles continuarão sendo essas vozes, mesmo com o crescimento da área”, conclui Garrett.


Siga Jesse James Garrett nos links abaixo:

Livros de Jesse James Garrett:

Links Relacionados:

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?