A evolução da disciplina de design que veio a se tornar o UX design trouxe alguns temas para a luz, e entre eles a tal da necessidade de fazer pesquisas com usuários. Partindo do princípio de que desenhar para experiência supõe que devemos entender o usuário e seu modelo mental, o mercado passou a enxergar o valor das pesquisas.
A verdade é que o UX design surge como nome com base no entendimento do contexto e isso por si só já inclui a pesquisa, não só com usuários, mas ao mesmo tempo que entendeu-se que designers deviam saber fazer pesquisas temos o surgimento de vertentes especializadas como a do UX research.
Isso nos traz para o real motivo deste tema do Bom Dia UX, em que convidamos a querida Rafaela da Souza, https://www.linkedin.com/in/rafaeladesouza/, que vai nos ajudar a entender porque aparentemente o mercado tem entendido tão mal o que é uma pesquisa e suas diferentes abordagens. Além, claro, de falarmos desse tabu em que designers acreditam que fazem pesquisa por mandarem um form, ou ligar pro usuário e fazer perguntas.
Será que temos um mal entendido entre os profissionais?
Será que temos realmente feito pesquisa?
UX research feita no mercado, em empresas é, precisa ou deve ser diferente de pesqusias acadêmicas ou de inovação?
Links de apoio:
https://www.springboard.com/blog/ux-researcher-vs-ux-designer/
https://medium.com/rayssaraujo/como-planejar-uma-pesquisa-de-ux-3a66497ed9be
Livros:
O Teste da Mãe: Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você https://amzn.to/3GKi9u1
UX Research: Practical Techniques for Designing Better Products (English Edition) https://amzn.to/3sDdFAu
Penso, Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto https://amzn.to/34UtBGr
User Research: A Practical Guide to Designing Better Products and Services https://amzn.to/3sxi0VO
Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.