Cultura de UX tem que ser o foco? Com Vitor Guerra

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Nos últimos anos, muitas organizações conseguiram enormes ganhos através da inovação e uma das razões appontadas é o esforço em tornar o focono cliente parte de sua cultura. 

Empresas como Vimeo, Airbnb, Etsy  flickr, Fab, tumblr, Instagram, Pinterest, Square e Kickstarter são alguns exemplos de empresas com co-fundadores designers onde o nível de cultura de UX já nasce no estágio máximo do “Infused”.

O conceito de user-centricity, ou customer-centricity (negócios centrados no cliente) não é novo e já faz parte de eventos e conversas de executivos há muitos anos.

Tornar a organização centrada no usuário trabalha em fortalecer a cultura, pois quando falamos dessa centralização, diferentes áreas passam a ter contato com a percepção e dores dos consumidores, reforçando o propósito da empresa. E entregando melhores experiências que fidelizam.

Mas, como se desenvolve a Cultura Centrada no Usuário?

Cultura se refere a um conjunto de formas, práticas comuns, regras ou normas que caracterizam pessoas/ sociedade. No conceito empresarial, é facilmente reconhecida e disseminada por meio de interações, feedbacks e outros critérios de evolução da organização.

O primeiro é Foco nas pessoas. Isso não quer dizer que você precisa sair contratando todos os designers disponíveis no mercado. O design como, modelo mental, deve permear todas as areas da empresa. Será?

Você sabe o que é cultura organizacional?

Como você descreveria a cultura organizacional da sua empresa?

Faz sentido ela ser orientada ao usuário?

Linkedin da convidado: https://www.linkedin.com/in/vitorguerra/ 


Fontes:

Cultura Organizacional – O que é, Sua Importância e Exemplos https://www.pontotel.com.br/cultura-organizacional/ 

Construindo uma Organização Realmente Centrada no Usuário https://www.linkedin.com/pulse/construindo-uma-organiza%C3%A7%C3%A3o-realmente-centrada-usu%C3%A1rio-luis-arnal/

Cultura Centrada no Cliente: O que é e exemplos práticos para implementar https://www.linkedin.com/pulse/cultura-centrada-cliente-o-que-%C3%A9-e-exemplos-pr%C3%A1ticos-para-soares/?originalSubdomain=pt

Como se configura a Cultura Centrada no Usuário? https://portalcustomer.com.br/como-se-configura-a-cultura-centrada-no-usuario/

Desenvolvendo uma cultura centrada no design https://brasil.uxdesign.cc/cultura-centrada-no-design-16fdcfe9f47e

UX culture: como levar a cultura de user experience design para sua organização https://catarinasdesign.com.br/ux-culture-como-levar-cultura-do-user-experience-design-para-sua-organizacao/

Cultura de UX: como essa mentalidade pode transformar empresas https://www.digitalhouse.com/br/blog/cultura-de-ux/

A UX Maturity Model for Introducing User Experience into the Corporate Culture https://www.macadamian.com/learn/introducing-ux-into-corporate-culture/ 

The Real Business Value Of Design https://medium.com/design-leadership-notebook/the-real-business-value-of-design-3fd5a4c5b077 


Livros indicados:

O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar https://amzn.to/3LDUUVf

Nos bastidores da Disney: Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo https://amzn.to/3KaYQwq 

Powerful: Como construir uma cultura corporativa de liberdade e responsabilidade https://amzn.to/3uRYKmX 

Design Centrado no Usuário https://amzn.to/35ErfMz 

Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração https://amzn.to/3u53eHU

Reimagining Design: Unlocking Strategic Innovation https://amzn.to/3J2jNs1 

Hbr’s 10 Must Reads on Building a Great Culture (with Bonus Article How to Build a Culture of Originality by Adam Grant) https://amzn.to/3uVIZeK

The Customer-Driven Culture: A Microsoft Story: Six Proven Strategies to Hack Your Culture and Develop a Learning-Focused Organization https://amzn.to/37ftSod


Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.

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