Em minhas aulas eu sempre peço que os alunos escrevam e construam seu pensamento crítico sobre o tema trabalhado em aula.
Dessa vez falando de UX e produtos digitais pedi que escrevessem sobre a percepção deles e qual processo acreditam que devem seguir para alcançar o objetivo proposto.
Segue os artigos dos alunos da Turma:
Em suma, a proposta de UX é promover um alinhamento de expectativas e garantir uma maior eficiência entre o que será desenvolvido e a real necessidade do usuário. O framework do iceberg é apenas um dos métodos que se pode utilizar neste processo e serve para ilustrar como o processo de se definir um produto coerente e que vá de encontro com as necessidades e expectativas do usuário requer um planejamento e pesquisas em profundidade. by Amanda garcia
A resposta para isso se da pela mal aplicação do termo, que acaba sendo relacionado unicamente com a construção de sites, aplicativos e afins. Mas UX vai muito além até mesmo do mundo digital. by Felipe Souza
De maneira geral o principal objetivo do UX é alcançar as necessidades do
usuário gerando uma boa experiencia, fazendo com que o usuário se encante e se sinta feliz, levando-o a sempre utilizar o serviço ou produto. by Giovanna Langanke
https://medium.com/@gi.igarashi/a-import%C3%A2ncia-de-ux-para-um-produto-de-sucesso-11cbd47fe4c6
Por isto é importante entender que a UX é complexa, envolve diversas disciplinas, e o cuidado com cada etapa é primordial para alcançar os objetivos do produto para o usuário, porque todas as decisões devem estar baseadas em estudos previamente mapeados e não apenas uma interface com boa estética visual, este tempo já passou! by Gisele Naomi
https://lucasdigitalexperience.blogspot.com/2022/03/ux.html#more
Em um mundo onde não largamos os celulares e vivemos grudados às telinhas, saber que existem pessoas que se dedicam a nos ouvir, atender nossas necessidades, facilitar nossas vidas e fazer do digital um lugar de troca, dinamismo, soluções, agilidade e total otimização, sem dúvida alguma, fazem do UX uma das melhores novidades aos ”serumaninhos” do século XXI, concordam!? by Lucas Gonçalves
O UX para as empresas compreende, sobretudo, a necessidade de se manterem competitivas no mercado — uma experiência bem-sucedida leva as pessoas a recomendarem aquele produto ou serviço a outras que tenham uma necessidade semelhante. by Marcos Paulo
Após tudo isso, podemos concluir que UX vai muito além de apenas deixar a
tela “bonita”, e não serve apenas para os designers, ele deve ser exercido por todos que de alguma forma, criam, desenvolvem produtos para os usuários. Conseguindo então, desenvolver produtos que atendam as necessidades dos seus usuários com excelência. by Nicolly Guarnieri
Pensar na UX é um processo que inclui diversas variáveis estratégicas para maximizar a usabilidade de um produto. by Rita Demasi
https://medium.com/@saulodesousasilva/ux-um-breve-resgate-96c442a6ae40
E em um mundo cada vez mais consciente de que tudo está baseado em experiências e que essas são capazes de fidelizar, conquistar e promover clientes de qualquer segmento, UX resgata as boas práticas que proporcionaram experiências memoráveis a diferentes públicos e inova na construção de experimentar, vivenciar e estar no mundo utilizando ferramentais contemporâneos centrados no usuário. by Saulo de Sousa
Experiência do usuário, ou UX, e usabilidade são campos distintos, embora caminhem juntos. Não é possível um sistema oferecer uma boa UX sem ter sua usabilidade bem pensada. by Anderson Luís
UX é um tema tão importante que segundo a pesquisa Global Marketing Trends 2022, da Deloitte, 75% das empresas investirão em experiência neste ano e mais do que nunca o mercado precisa de pessoas capacitadas para criar tais experiências, sejam virtuais, presenciais ou híbridas. by Arthur Reis
Para mim UX não é algo novo, desde a antiguidade quando começamos a criar objetos e ir aprimorando cada vez mais estes para o nosso uso estávamos pensando na experiencia do usuário. by Beatriz Gonzales
Depois dessa reflexão, eu, como um júnior que começou há pouco no mundo de UX, além de me pautar pelos requisitos de negócio, por mapas mentais ou a experiência que o produto poderá prover, também sempre colocarei a ética e responsabilidade social como requisitos base na hora de trabalhar um produto. by Cesar Salgado
A entrega de um produto intuitivo e efetivo ao usuário tem como principal motivo um processo de UX bem estruturado, desde o ínicio da construção do produto até a ultima tela desenvolvida. by Eliseu Santos
https://medium.com/@jhenrique03/o-que-%C3%A9-ux-e-qual-sua-proposta-para-produtos-e62249f71f8c
Mas é possível desenhar uma experiência? Não. Ninguém faz a experiência. Ela simplesmente acontece e é impossível ter total controle de como ela vai ser. by José Henrique
De forma em geral, é importante passar por esses processos e aplicá-los para agregar valor e atingirmos o objetivo de criar produtos e serviços que direcionem seu usuario, de forma mais assertiva a uma boa experiência. by Leidiane Oliveira
https://medium.com/@rita_trigo/o-que-%C3%A9-ux-e-qual-sua-proposta-para-produtos-d6024ef577f
No desejo de inovar, muitas organizações esquecem-se do principal objetivo que é entregar valor e a melhor experiência ao seu cliente. by Rita Trigo
https://medium.com/@thiago.meneghini/o-que-%C3%A9-ux-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-7138028a6255
Seja quais forem as técnicas e formas utilizadas o importante é aplicá-las de maneira consciente e aprofundada de modo a entregar sempre a melhor experiência possível para o usuário. by Thiago Meneghini
Devemos lembrar sempre que UX é focado no usuário e na qualidade do que é entregue para ele, de modo que a experiência possa ser positiva e a usabilidade seja simples e de fácil aprendizado em diferentes perfis de usuário. by Ariane Marcelino
Matéria de Introdução a UX para o MBA de UX da Impacta.