Temos a “visão do usuário”? Com Elisa Volpato

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Muito se fala em trazer a visão dos usuários para o design. A promessa é de que ao realmente entendermos a intenção das pessoas, o design estará alinhado com aquilo que seus usuários desejam.

Já temos como verdade que a pesquisa orienta o design. A pesquisa parte por entender as intenções e necessidades do usuário, do comportamental a atitude. A ideia é entender os usuários, suas tarefas, e seus contextos. Afinal de contas, o objetivo do conceito é melhorar as interações e experiências do usuário.

Mas o quanto isso nos torna verdadeiramente os conhecedores dos usuários? 

O quanto sabemos o o que se passa na cabeça deles ou os desejos?

Dessa forma, cosneguimos atuar na melhoria da qualidade de vida dos usuários. Descobrir o gatilho certeiro e implementar a personalização dos produtos e serviços é, antes de mais nada, a melhor maneira de oferecer soluções mais centradas no usuário.

Por isso tudo muitas vezes achamos que, ou nos vemos, como o principal representante do usuário, muitas vezes nos posicionando como detentores e protetores dos mesmos. 

Será que realmente o UX designer é o guardião dessa informação?

O usuário precisa, de fato, de um defensor ou porta voz?

Linkedin da convidada: https://www.linkedin.com/in/elisavolpato/ 


Fontes:

As funções responsáveis por projetar a Experiência do Usuário (UX) https://brasil.uxdesign.cc/as-fun%C3%A7%C3%B5es-respons%C3%A1veis-por-projetar-a-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-ux-b96809220062

UX Designers Take Themselves Too Seriously https://uxplanet.org/ux-designers-take-themselves-too-seriously-4cf5e2ecbce0

Quando a intenção orienta o design https://brasil.uxdesign.cc/quando-a-intencao-orienta-o-design-3c603728254f

Como o Design Centrado no Usuário Pode Beneficiar a Todos https://aelaschool.com/experienciadousuario/beneficios-do-design-centrado-no-usuario/

Design de Experiência: Como trabalhar as necessidades do usuário a favor dos negócios https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/design-de-experiencia-como-trabalhar-as-necessidades-do-usuario-a-favor-dos-negocios/

Confirmation Bias in UX https://www.nngroup.com/articles/confirmation-bias-ux/ 


Livros indicados:

Ruined by Design: How Designers Destroyed the World, and What We Can Do to Fix It https://amzn.to/3v0nlX4

Designing for respect https://www.oreilly.com/content/designing-for-respect/

Designing for Behavior Change: Applying Psychology and Behavioral Economics https://amzn.to/3NXHDcm

Just Enough Research [Paperback] https://amzn.to/3j1Gcvd

Think Like a UX Researcher: How to Observe Users, Influence Design, and Shape Business Strategy https://amzn.to/3u9tuku 


Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.

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