Precisa estudar design para ser UX Researcher? Com Vilma Vilarinho

Compartilhe
este artigo

A pesquisa de UX (experiência do usuário) é o estudo sistemático de usuários-alvo e seus requisitos, para adicionar contextos e insights realistas aos processos de design. 

Os pesquisadores de UX adotam vários métodos para descobrir problemas e projetar oportunidades. A pesquisa de UX pode assumir diferentes formas, dependendo da área de foco. Por exemplo, para equipes de produto, a pesquisa de UX pode significar validar conceitos e protótipos; enquanto para as equipes de marketing, pode significar testar designs de marca e mensagens antes de lançar produtos.

Ao fazer isso, eles revelam informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design. 

O que exatamente é pesquisa de UX? 

Qual é o objetivo da pesquisa de UX e por que é tão importante?

O principal objetivo de um pesquisador de UX é entender o que motiva o usuário. O principal objetivo de um designer de UX é projetar um produto que os consumidores queiram usar com base nos insights que o pesquisador de UX fornece. Aqui é que pode começar a dúvida. Será que preciso ser designer para trabalhar com UX research?

Ambas as posições trabalharão em estreita colaboração, pois o designer de UX usará os insights fornecidos pelo pesquisador de UX. 

Qual sua opinião sobre?

Linkedin da convidada: https://www.linkedin.com/in/vvilarinho/ 

Fontes:

https://www.interaction-design.org/literature/topics/ux-research?_x_tr_sl=en

https://www.techtarget.com/searchsoftwarequality/definition/UX-research

https://design2020.webflow.io/artigos/design-estrategico-como-a-percepcao-sistemica-torna-meu-trabalho-mais-eficiente

Livros indicados:

Metodologia De Pesquisa Aplicada Ao Design https://amzn.to/3zN4UsE

Perspectivas de pesquisa em design: Estudos com base na Revisão Sistemática de Literatura https://amzn.to/3OsTK0b

Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches https://amzn.to/3zN4ZfW

UX RESEARCH FIRST-HAND GUIDE: How to start researching before designing https://amzn.to/3OsM8er

Think Like a UX Researcher: How to Observe Users, Influence Design, and Shape Business Strategy https://amzn.to/3HyypAu 

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?