A polêmica do diagrama de venn, com Iris Sayuri Kazimoto

Compartilhe
este artigo

Os diagramas são usados para ensinar teoria elementar dos conjuntos e para ilustrar relações simples de conjuntos em probabilidade, lógica, estatística, linguística e ciência da computação. E porque não, design?

Primeiramente precisamos explicar o que é um diagrama de Venn. Ele é um estilo de diagrama amplamente utilizado que mostra a relação lógica entre conjuntos, popularizado por John Venn na década de 1880.

Caso você esteja em busca de definir inovação, e recentemente até mesmo o design, provavelmente você encontrará a estrutura de pensamento deste diagrama de Venn que mostra as 3 dimensões de Negócios, pessoas e tecnologia. As vezes até mesmo desejabilidade, viabilidade e sustentabilidade.

Você já deve ter visto esta representação relacionada ao design thinking, lean startup e até mesmo a produto, por meio de Marty Cagan. Aqui é que começamos a ter alguma confusão. Como ele, de certa forma, é utilizado para definir as estruturas de squads muito se fala de que cada perfil está na briga por defender sua visão.

Será que este é o caminho correto ou ideal?

Qual sua opinião sobre?

Linkedin da convidada: https://br.linkedin.com/in/iris-sayuri

Fontes: https://www.fm2s.com.br/diagrama-de-v…https://pt.venngage.com/blog/diagrama…https://www.mindtheproduct.com/what-e…https://www.ideou.com/pages/design-th…https://www.researchgate.net/publicat…https://coderchronicles.org/2012/04/2…https://think.design/services/data-vi….

Livros indicados:

Inspired https://amzn.to/3yNcvXz

Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias https://amzn.to/3OMyeEA

Leia também

Artigos relacionados

Descubra como alcançar agilidade em produto e focar no impacto para o negócio com as dicas de Matt LeMay. Ouça agora!
Discussão provocadora com Diego Eis sobre o papel de UX no mercado, atuação estratégica, tática e operacional, e a importância do trabalho multidisciplinar.
Transformando a complexidade tecnológica em simplicidade funcional, aumentando a satisfação do cliente e impulsionando o sucesso empresarial.