O problema de criar soluções para o “usuário mediano”, com Indi Young

Compartilhe
este artigo

Por muito tempo, trabalhamos com a abordagem de comportamento médio, construindo soluções que “provavelmente” funcionam para a maioria das pessoas, assumindo que isso é suficiente. Essa ideia de criar para a média pode até parecer prática, mas falha em atender às necessidades e particularidades reais dos usuários. Mesmo abordagens como o modelo mental podem, em certos casos, trabalhar com essa visão de usuário mediano.

Nos últimos anos, houve um movimento forte para ampliar a visão de design dentro das empresas e projetos. No entanto, parece que a indústria ainda está longe de entender completamente como lidar com a experiência do usuário de forma adequada, assim como o papel do designer nesse processo. Falamos muito sobre empatia no design de UX, mas o uso excessivo desse termo acaba muitas vezes criando uma camada poética, distante da realidade prática do dia a dia das empresas.

Neste episódio, discutimos questões como:

  • Como podemos mudar ou evoluir esse modelo de construção de produtos digitais?
  • Quão importante é identificar padrões para nosso trabalho como designers?
  • Qual o poder da escuta para romper com essa abordagem baseada no “usuário médio”?
  • Como podemos falar mais sobre empatia sem nos distanciarmos dos desafios reais de projetos e entregas nas empresas?
  • O que é necessário para ajudar as empresas a entenderem o valor e o uso correto do design?

Para explorar esses tópicos, convidamos Indi Young, pesquisadora independente que ensina uma abordagem transformadora de como ouvir profundamente, construir empatia cognitiva ao longo do tempo e lidar adequadamente com a análise de dados qualitativos. Indi ajuda equipes com pesquisas focadas nas pessoas, estratégia de design, fluxo de interação, comunicações e arquitetura da informação. Ela também escreveu alguns livros, faz palestras frequentes e oferece cursos para profissionais de diversas áreas.

Siga Indi Young nos links abaixo:

Livros da Indi Young:

Outros links relacionados:


Esse é o Good Morning UX, uma extensão do show Bom Dia UX, que traz convidados internacionais de peso. Temos o prazer de entrevistar profissionais que são referências para nós e que têm muita história na nossa indústria.

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?