Como design pode ajudar o produto a escalar? Com Bruno Torres

Compartilhe
este artigo

Temos falado muito do crescimento e valorização do design dentro das empresas, tanto no BDUX quanto em outros programas do Designteam. Por ser uma disciplina de natureza multidisciplinar, e que vem sendo ressignificada, o design é aplicável sob múltiplas formas em diferentes estágios de um negócio.

“As empresas cuja estratégia está orientada pelo design tiveram uma valorização 228% superior ao índice da Standard&Poor’s.“ Design Value Scorecard, 2013

As operações em design não são novas na nossa indústria. Dave Malouf, Kristin Skinner e Meredith Black foram alguns dos principais responsáveis pela definição, mas escalar o design não se resume a processos, ferramentas ou até um time dedicado a isso.

É preciso entender a maturidade do design, mas também da empresa, assim como criar um ambiente de colaboração entre disciplinas. A escala do design depende do ecossistema. Por isso alguns aspectos devem ser considerados para aumentar a importância do design na organização: Suporte da liderança, planejamento e investimento.

Qual sua opinião sobre?

Linkedin da convidado: https://www.linkedin.com/in/bboeger/ 

Fontes:

https://medium.com/ux-strategy/operacionalizando-e-escalando-o-design-dentro-de-uma-gigante-da-tecnologia-603f89a55a86

https://brasil.uxdesign.cc/escalando-o-time-de-design-de-acordo-com-o-crescimento-da-empresa-processo-e-framework-5ab3ed174123

https://brasil.uxdesign.cc/designops-design-eficiente-%C3%A0-escala-ff2dea0e7f8f

https://medium.com/sympla-design/escalando-o-design-na-sympla-775fa738bc72

Livros indicados:

Design em Escala https://amzn.to/3RSeVdT

First Designer In https://amzn.to/3xwTHKZ

Design is a Job https://amzn.to/3dp5JiI

Practical Design Leadership to Elevate Your Team, Your Organization, and You https://amzn.to/3RV6Gyi 

————————————

Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.

Leia também

Artigos relacionados

Falamos sobre liderança em design, gestão de equipes multidisciplinares e como alinhar design e negócios.
O achatamento das hierarquias corporativas e o corte de lideranças intermediárias têm transformado o mercado digital. Neste texto, reflito sobre as mudanças no mercado de design e produto, o impacto dessa transição e como equilibrar eficiência e liderança em tempos de “Great Flattening”.
Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.