O desafio futuro para produtos com relação a experiência, com Marty Cagan (EN)

Compartilhe
este artigo

Marty Cagan, referência no mundo de produtos, compartilhou conosco suas visões sobre o impacto de seus livros Inspired e Empowered no mercado global. Segundo ele, muitas empresas tentam aplicar as ideias do livro, mas sem sucesso. O principal problema, ele acredita, não é a falta de boas práticas, mas a resistência da liderança em adotar mudanças necessárias para realmente empoderar suas equipes e melhorar o desenvolvimento de produtos. Essa resistência muitas vezes impede que as empresas alcancem o verdadeiro potencial de seus times.

Um dos pontos levantados por Cagan é que muitas empresas caem na armadilha de seguir processos rígidos ou “receitas prontas” sem entender o real propósito por trás deles. Isso cria uma cultura onde o processo é priorizado em vez do pensamento crítico, algo que ele vê como um grande obstáculo à inovação. Para Cagan, boas equipes de produto não seguem um roteiro fechado, mas sim desenvolvem suas soluções com base em princípios e raciocínio. Isso requer habilidade, experiência e uma liderança que entenda e apoie essa mentalidade.

Outro aspecto fundamental que Marty destaca é o conceito de equipes de produto empoderadas. Para que essas equipes tenham sucesso, elas precisam ser capacitadas para tomar decisões, experimentar soluções e colaborar de forma integrada. Um líder de produto eficaz não apenas estabelece uma visão clara, mas também confia e apoia sua equipe a trabalhar de maneira independente, mas alinhada com os objetivos estratégicos da empresa.

No entanto, o cenário não é tão simples. Marty reconhece que, embora as empresas que adotam essas práticas sejam as mais bem-sucedidas, muitas ainda operam de forma obsoleta. Ele também discute o papel das falhas no mercado, afirmando que a ineficiência de algumas empresas cria oportunidades para startups e novos entrantes. Essa dinâmica é parte do ciclo natural de inovação, onde as empresas que não conseguem se adaptar acabam perdendo relevância.

Por fim, Marty nos deu uma prévia do seu próximo projeto: o livro Transformed. Voltado para líderes de alto escalão e CEOs, o livro abordará como liderar uma verdadeira transformação na cultura organizacional e capacitar suas equipes para o sucesso a longo prazo.

Marty Cagan’s book:

Inspired: How to Create Tech Products Customers Love https://amzn.to/3cgvHV5 

EMPOWERED: Ordinary People, Extraordinary Products (Silicon Valley Product Group) (English Edition) https://amzn.to/3PKFIr1 

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?