[M.A.D] Avaliação de necessidades humanas, com Gabriela Unger

Compartilhe
este artigo

Você está ouvindo o MAD, o podcast sobre a treta entre mercado e academia no mundo do design apresentado por Burity e Thoz, em um oferecimento do DesignTeam.

A essência do desenvolvimento de produtos é satisfazer necessidades humanas, de forma a melhorar a vida das pessoas e das organizações, onde processos de desenvolvimento de produtos (PDP) sistematizam o desdobramento de cada etapa. Novos produtos e serviços são criados com o objetivo de atender às necessidades sociais por meio da inovação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As organizações podem ver seus produtos ou serviços como bens sociais e ainda se beneficiar dos resultados econômicos.

Pesquisas focadas na formalização de metodologias para necessidades humanas estão expandindo e como considerar o ser humano no desenvolvimento de produtos pode auxiliar na criação de soluções adequadas às pessoas, usando métodos e modelos de Design Centrado no Usuário (DCU), Design Centrado no Humano (DCH), Usabilidade e Experiência do Usuário (UX).

Em nosso décimo primeiro episódio convidamos Gabriela Unger, UX Researcher e professora na área de UX, Usabilidade, Design de interação, ergonomia, psicologia cognitiva e projeto de Design, Doutora em Engenharia de produção e sistemas focada em Design centrado no humano, graduada em Design de produto, pela PUCPR apaixonada por entender o comportamento humano, criar soluções e experiências boas para as pessoas.

Linkedin do convidado: https://www.linkedin.com/in/gabriela-unger-unruh-a9109652/

Link da tese de mestrado: https://archivum.grupomarista.org.br/pergamumweb/vinculos/00009c/00009c09.pdf

———————————

Links relacionados:

Último artigo publicado: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/17559

Livro da convidada:

HUNE: pesquisa em design e experiência do usuário https://amzn.to/3TwqjNm

———————————

O M.A.D tem como objetivo provocar o debate e trazer assuntos que vem sendo tratados na academia entendendo como podemos aproximá-lo do mercado e dos profissionais de design.

M.A.D. Mercado e academia de design. Provocando diálogos necessários!

Leia também

Artigos relacionados

Uma conversa sobre os desafios e estratégias do design em B2B, onde visão sistêmica, dados e alinhamento de expectativas são a chave para criar boas experiências.
Elas têm sido parte do dia a dia, ou ainda geram dúvidas sobre até onde podem ir?
Está explorando o potencial dela para melhorar a sua produtividade ou ainda está nos primeiros passos?