[M.A.D] Colaboração criativa dentro do trabalho remoto, com Luciana Terceiro

Compartilhe
este artigo

Você está ouvindo o MAD, o podcast sobre a treta entre mercado e academia no mundo do design apresentado por Burity e Thoz, em um oferecimento do DesignTeam.

A criatividade pode ser estimulada pelo ambiente de trabalho, onde o ato de compartilhar novas ideias e sugestões é incentivado e valorizado, sem críticas desnecessárias de outros integrantes. Segurança e liberdade psicológica, alto nível de motivação interna e a ausência de uma avaliação externa necessária são elementos que permitem o florescimento da criatividade.

“Às vezes, as equipes virtuais não podem se tornar equipes sinérgicas porque não reconhecem a verdade profunda de que a maior parte do trabalho é feita por meio do relacionamento, não da tarefa.”

Como criar um ambiente de colaboração mesmo dentro de espaços virtuais? 

“Desenvolver equipes virtuais eficazes vai muito além do problema técnico de vinculá-las. À medida que os trabalhadores interagem cada vez mais de modo virtual, é imperativo que eles reconstruam a interação interpessoal necessária para a eficácia organizacional. Embora a equipe virtual apresente uma série de desafios nessa área, ela também apresenta o potencial de recriar a forma como o trabalho é feito. A recriação de equipes no modo virtual requer a resolução dos desafios e oportunidades inerentes à tecnologia de equipe virtual, bem como o desenvolvimento de uma nova sociologia de equipe.” TOWSEND; DEMARIE; HENDRICKSON, 1998, p. 22

Em nosso décimo segundo episódio convidamos Luciana Terceiro, designer, professora, palestrante, entre outros atributos que trabalha com projetos digitais desde 1999, focada em design de interação, pesquisa de usuários e arquitetura da informação, tendo passado por IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, UOL e PagSeguro, além de altamente interessada em processos colaborativos, design de serviços e abordagens sistêmicas e pesquisa de usuários. Lu também foi cofundadora de uma iniciativa chamada Coletivo Mola com foco em estimular a inovação e a pesquisa de usuários para pequenas empresas e ONGs e colabora com a Round Pegs, empresa que tem como missão criar um ambiente de inovação e empreendedorismo dentro de grandes empresas.

Linkedin do convidado: https://www.linkedin.com/in/luterceiro/ 

Link da tese de mestrado: https://www.remotevibe.team/

———————————

O M.A.D tem como objetivo provocar o debate e trazer assuntos que vem sendo tratados na academia entendendo como podemos aproximá-lo do mercado e dos profissionais de design.

M.A.D. Mercado e academia de design. Provocando diálogos necessários!

tags

Leia também

Artigos relacionados

Falamos sobre liderança em design, gestão de equipes multidisciplinares e como alinhar design e negócios.
O achatamento das hierarquias corporativas e o corte de lideranças intermediárias têm transformado o mercado digital. Neste texto, reflito sobre as mudanças no mercado de design e produto, o impacto dessa transição e como equilibrar eficiência e liderança em tempos de “Great Flattening”.
Como equilibrar resultados práticos sem sacrificar a qualidade e a essência do design?