Desafio da Inovação: Estamos Resolvendo o Problema Certo?

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Pense em um produto que foi construído pelos melhores profissionais do mercado, para garantir que a experiência das pessoas ao interagir com ele fosse a melhor possível, mas quando ele finalmente foi lançado, não vendeu. Foi um completo fracasso. 

Tenho certeza que muitos de vocês pensaram no Google Glass. Porque de fato essa iniciativa, com muito dinheiro e marketing envolvido, falhou? Podemos dizer que foi a concorrência, cultura, hábito e até mesmo um mau planejamento, mas a verdade é que de nada adianta ter o melhor copo, feito do melhor vidro, com a melhor estética, que mantém a água fresca e potável, se as pessoas bebem água na garrafa.

Você terá um produto incrível que ninguém quer!

O pai da administração, Peter Drucker, afirmou que “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência o que não devia ser feito de modo algum”. Isso significa que, mesmo que um produto seja construído pelos melhores profissionais do mercado, se ele não resolver o problema certo, será inútil.

Por exemplo, o estudo de caso do “Elevador lento” mostra como a solução para o problema dos inquilinos insatisfeitos não foi uma atualização do elevador em si, mas sim a instalação de espelhos ao lado dele, o que proporcionou uma experiência mais agradável aos usuários. Às vezes, a equipe está focada em tentar resolver um problema técnico, e então, é que deve-se perguntar a questão de um milhão de dólares: Qual problema do usuário estamos tentando resolver?

Para evitar esse tipo de erro, é importante buscar legitimar a discussão com os decisores envolvidos, trazer pessoas de fora com pensamentos diferentes, pegar as decisões por escrito, perguntar o que está faltando ao final das sessões, considerar várias categorias do problema, analisar as exceções positivas e sempre perguntar o objetivo de todos.

O fracasso de um produto aparentemente incrível é um cenário comum no mundo dos negócios, e muitas vezes ocorre porque a equipe está focada em resolver o problema errado. É essencial entender qual problema do usuário estamos tentando resolver, e às vezes é necessário reformular o problema original para encontrar uma solução eficaz. O sucesso de um produto não depende apenas da sua qualidade técnica, mas principalmente da sua capacidade de atender às necessidades dos usuários.

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