Nesse bate papo a ideia é levantar informações úteis sobre a área de pesquisa de UX e discutir o que realmente significa para a Experiência do Usuário e para a empresa.
Afinal, será que a pesquisa de UX é realmente sobre usuário e experiência? Essa desafio nos levará a pensar sobre o papel crucial que esse domínio desempenha no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades reais dos usuários.
Vamos explorar nessa conversa perguntas chaves como:
- O que é pesquisa de usuário e como se diferencia de outras áreas de pesquisa de usuário?
- Como ajuda a tomar decisões sobre design de produtos?
- Por que é importante fazer pesquisas bem estruturadas para entender os usuários? Como a pesquisa de usuário pode melhorar an experiência do usuário?
- E como você pode usar pesquisa de usuário em projetos?
Este conteúdo é o ideal para profissionais de UX, design ou entusiastas de pesquisa de experiência do usuário!
Livros indicados:
UX Research com sotaque brasileiro: Ou sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado https://amzn.to/43HCV9h
User Research: Improve Product and Service Design and Enhance Your UX Research https://amzn.to/44WBMLW
UX Research: Practical Techniques for Designing Better Products https://amzn.to/44HXDag
Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.
Sobre Alessandra Nahra: Formada em Jornalismo, comecei a trabalhar com internet no ano 2000. Fui co-fundadora e sócia da consultoria de UX Saiba+. Desde 2015 realizo uma pesquisa sobre agroecologia e agricultura urbana e em 2023 defendo dissertação de mestrado sobre transição alimentar de uma família açoriana na Faculdade de Saúde Pública da USP. Autora de dois livros: O Chão que me Fez (2020) e Todos os Cachorros que eu Abandonei (2021). Sênior UX Researcher na Unico desde novembro 2021.