Quando falamos sobre design, especialmente design de experiência (UX design), estamos falando sobre criar produtos, serviços ou sistemas que os usuários interagem. O design envolve interação e a interação é, de fato, comunicação. Em essência, o design trata da comunicação entre o usuário e o sistema.
Toda interação é uma forma de comunicação. Quando um usuário interage com um produto ou serviço, ele está recebendo e transmitindo informações.
O design busca transmitir informações, facilitar a compreensão e guiar o usuário por meio de elementos visuais, de navegação e de interação. Quando bem executado, ele cria uma experiência de usuário coesa e significativa, estabelecendo uma comunicação eficaz entre o usuário e o produto ou serviço.
Por sua vez, a comunicação desempenha um papel fundamental na construção da marca (branding), pois é através da comunicação que a mensagem da marca é transmitida aos consumidores.
Esses conceitos estão interconectados e são essenciais para o sucesso de uma empresa, pois contribuem para a criação de uma identidade de marca forte e para a entrega de experiências memoráveis e satisfatórias aos clientes.
Livros indicados:
Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador https://amzn.to/4b64PQk
Comunicação empresarial: alinhando teoria e prática https://amzn.to/3w6682L
Peagá Oliveira é jornalista com 19 anos de carreira formado na Universidade Metodista de São Paulo e pós graduado na PUC São Paulo. Foi gestor de Comunicação no Poder Público por 13 anos – Governo Federal, Municipal e Poder Legislativo – e depois atuou 4 anos para o Airbnb e 99. Está na Unico há 2 anos e 6 meses e está atualmente como Head de Comms. Casado, mora na Praia Grande, pai de um casal e já puxou um bloco de Carnaval no Centro de São Paulo.
Próximos lançamentos!
Nosso livro, UX Decodificado, está em fase de finalização, entre linhas e rascunhos.
O livro é um guia essencial para iniciantes em design de experiência do usuário, oferecendo uma rota clara para caminhar nos desafios da profissão. Ele aborda de maneira prática e realista como os designers devem atuar em empresas que demandam entregas estruturadas e habilidades em pensamento crítico, comunicação e visão de design.
Este livro serve como um recurso valioso, proporcionando insights para uma atuação eficaz e inovadora no campo do UX design.