Desmistificando o UX Research com Alessandra Nahra

Compartilhe
este artigo

Nesse bate papo a ideia é levantar informações úteis sobre a área de pesquisa de UX e discutir o que realmente significa para a Experiência do Usuário e para a empresa.

Afinal, será que a pesquisa de UX é realmente sobre usuário e experiência? Essa desafio nos levará a pensar sobre o papel crucial que esse domínio desempenha no desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades reais dos usuários.

Vamos explorar nessa conversa perguntas chaves como:

  • O que é pesquisa de usuário e como se diferencia de outras áreas de pesquisa de usuário?
  • Como ajuda a tomar decisões sobre design de produtos?
  • Por que é importante fazer pesquisas bem estruturadas para entender os usuários? Como a pesquisa de usuário pode melhorar an experiência do usuário?
  • E como você pode usar pesquisa de usuário em projetos?

Este conteúdo é o ideal para profissionais de UX, design ou entusiastas de pesquisa de experiência do usuário!

Livros indicados:

UX Research com sotaque brasileiro: Ou sobre como fazer pesquisas com usuários no Brasil sem apegos acadêmicos ou erros do mercado https://amzn.to/43HCV9h

User Research: Improve Product and Service Design and Enhance Your UX Research https://amzn.to/44WBMLW

UX Research: Practical Techniques for Designing Better Products https://amzn.to/44HXDag


Esse é o Bom dia UX, um programa feito ao vivo no canal do youtube do Design Team, toda quarta-feira de manhã às 7 horas.


Sobre Alessandra Nahra: Formada em Jornalismo, comecei a trabalhar com internet no ano 2000. Fui co-fundadora e sócia da consultoria de UX Saiba+. Desde 2015 realizo uma pesquisa sobre agroecologia e agricultura urbana e em 2023 defendo dissertação de mestrado sobre transição alimentar de uma família açoriana na Faculdade de Saúde Pública da USP. Autora de dois livros: O Chão que me Fez (2020) e Todos os Cachorros que eu Abandonei (2021). Sênior UX Researcher na Unico desde novembro 2021.

Leia também

Artigos relacionados

Tenho pensado muito sobre as barreiras e de fato o que impede alguém de migrar para a área, entendendo que nem todos tem o jeito, tempo ou qualquer outro motivo.
Design de interação é um processo contínuo e iterativo, e é crucial adaptar-se às mudanças nas necessidades do usuário e nas tecnologias emergentes.
Aprender design de experiência de forma estruturada envolve adquirir conhecimentos sobre os princípios fundamentais, desenvolver habilidades práticas e ganhar experiência prática