A bíblias de produto

Compartilhe
este artigo

Sem dúvida quando falamos da construção ou gestão de produto digitais dois livros serão citados, inevitavelmente. Tanto Inspired quanto Hooked são referências quando se trata de estudar e debater sobre como se deve construir produtos ou em como desenhar possíveis experiências e relações com o cliente.

Durante muito tempo estes dois livros estavam disponíveis e ao alcance apenas de quem pudesse lê-los na língua original, o inglês. O ano de 2020 trouxe estas obras para a língua portuguesa, o que vai possibilitar milhares de brasileiros e profissionais, iniciantes ou não, terem o seu contato com o texto sem intermediários.

Inspirado: Como Criar Produtos de Tecnologia que os Clientes Amam (Eng.: Inspired: How to Create Tech Products Customers Love) é uma bíblia do mercado de produtos, principalmente digitais, que se tornou leitura obrigatória para profissionais de produto, tecnologia e design que estão nesse caminho de construção e transformação da forma que desenvolvemos produtos.

Marty Cagan se tornou um grande Guru com o lançamento deste livro e tem sido seguido por muitos. A proposta dele é tratar como as mais bem-sucedidas empresas de tecnologia definem, projetam e desenvolvem os produtos que ganharam o amor de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

“”Quando perguntam o que é o produto e como empresas podem acelerar o crescimento, eu sempre começo com ‘leia INSPIRADO e depois conversamos’.”

— Sarah Bernard, VP de Produtos, Jet.com

Em algum ponto o livro se torna mais inspiracional de fato, como o próprio título sugere, do que algo que realmente funciona no mundo real, mas é impossível ignorar seus impacto no mundo dos negócios, tecnologia e, sim, na importância que design ganhou em meio aos líderes e gestores das empresas. É uma leitura essencial, pelo menos para se questionar e comparar com o que tem sido feito, falado e visto no mercado de produtos. Recentemente, Cagan lançou seu novo livro que vem sendo elogiado e se tornando outro guia, o Empowered, ainda sem tradução para o português.

Link do livro Inspirado, na Amazon: https://amzn.to/3cOvO8c
(Versão em Inglês)

HOOKED (ENGAJADO): Como construir produtos e serviços formadores de hábitos (Eng.: Hooked: How to Build Habit-Forming Products) segue a linha do Inspirado com o objetivo de responder Como empresas de sucesso criam produtos que as pessoas não conseguem largar, ou por que alguns produtos capturam totalmente a atenção do usuário, enquanto outros fracassam.

Nir Eyal explica o Modelo Gancho (Modelo Hooked) como um processo de quatro etapas incorporado aos produtos para estimular sutilmente o comportamento do cliente. O livro é baseado nos anos de pesquisa, consultoria e experiência prática dele e foi escrito para ser um guia prático para criar produtos melhores.

Assim como o livro de Cagan, Hooked foi escrito para gerentes de produto, designers, profissionais de marketing, fundadores de start-ups e qualquer pessoa que busque entender como os produtos influenciam nosso comportamento.

“O trabalho de Nir é um berço essencial para qualquer start-up que queira entender a psicologia do usuário.”

— Dave McClure, Fundador da 500 Start-Ups

Anos depois, aparentemente, Eyal pode ter se arrependido da abordagem e lançou o livro Indistraível, para compensar o “estrago” causado pela contaminação que nossas vidas sofreram com a mediação dos algoritmos e redes sociais.

Link do livro Hooked, na Amazon: https://amzn.to/36QkrbT
(Versão em Inglês)

Obviamente, como designer não podemos deixar de fora de uma lista que trata de como entender as motivações que levam ao cliente ou usuário amarem, e odiarem, um produto, nossa bíblia fundamental a qualquer profissional que deseja trabalhar com Experiência do Usuário.

Ler Design Emocional, porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia (Eng.: Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things) é essencial, e talvez mandatório, para qualquer designer e pessoa que deseja lidar com a forma como o usuário lida com sua marca, serviço ou produto.

Link do livro de Norman, na Amazon: https://amzn.to/2YSvFIM
(Versão em Inglês)

Leia também

Artigos relacionados

Encontrar um problema é o primeiro passo para resolver um problema.
Toda interação é uma forma de comunicação. Quando um usuário interage com um produto ou serviço, ele está recebendo e transmitindo informações.
marketing, a comunicação e o design não só coexistem mas também se potencializam quando alinhados estrategicamente