Muito se fala de que durante o século XX, o design se aproximou do mercado, empreendedorismo e consequentemente se afastou de seus vertentes sociais e políticas.
“Desde os anos 1970, vem se discutindo a aplicação de competências de design no âmbito social. Lembra-se, por exemplo, do surgimento da abordagem do design participativo nos anos 1970, com as relati-vas técnicas e ferramentas, assim como a mais recente do codesign (RIZZO, 2009).” Chiara Del Gaudio
Com isso tem crescido o debate e a defesa de vertentes como design participativo, design ativista, design social, a ética no design e até mesmo o designt thinking voltado para tal.
O design thinking é um processo ideal para gerar insights sobre problemas humanos, a fim de criar abordagens inovadoras para lidar com esses problemas?
Os processos de design thinking podem ser facilmente adaptados a disciplinas específicas?
Inovação Social, conforme definido pelo Stanford Center for Social Innovation, “é uma nova solução para um problema social que é mais eficaz, eficiente, sustentável ou justa do que as soluções atuais. O valor criado reverte principalmente para a sociedade e não para indivíduos privados.”
Inovação social é um termo mais amplo do que empreendedorismo social ou empreendimentos sociais que podem se concentrar mais na obtenção de lucro socialmente consciente do que abordar diretamente e fazer mudanças sustentadas em um problema social.
Qual sua opinião sobre?
Linkedin da convidado: https://www.linkedin.com/in/thaisfalabella/
Livros indicados:
Design para inovação social: perspectivas metodológicas e casos relevantes https://amzn.to/3ce9k2u
Design e Inovação Social https://amzn.to/3ACGHFu
Design for the Real World: Human Ecology and Social Change https://amzn.to/3AFYyLX
Ruined by Design: How Designers Destroyed the World, and What We Can Do to Fix It https://amzn.to/3Co8tae
Design Is a Job https://amzn.to/3pyaLMn
Fontes:
https://www.ideo.com/news/design-thinking-for-social-innovation
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/45940/2/ULFBA_TES_PedroBicaLopes.pdf