Vale usar canvas em UX? com Lau Yamazaki

Compartilhe
este artigo

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo, canvas é uma ferramenta muito popular entre os profissionais de UX e design, mas será que realmente vale a pena investir tempo e recursos nisso? Ou, será que isso limita nossas entregas?

A utilização dos quadros Canvas como ferramenta de análise e criação de novos modelos de negócio tem com o objetivo criar, capturar e entrega valor.

Precisamos considerar os prós e contras de utilizar um canvas. Por um lado, ele pode ajudar a identificar problemas e oportunidades, além de nos orientar por um caminho feliz, permitindo que criemos soluções mais efetivas. Por outro lado, há o risco de se concentrar demais em um modelo teórico e perder de vista as necessidades e desejos reais dos usuários.

Existem os mais diversos canvas no mercado, com focos dos mais variados. Como o de proposta de valor, empatia, business, UX, Design Thinking, Lean UX, e muitos outros.

Ao final deste vídeo, esperamos que você possa refletir sobre a utilidade dos canvas e decidir se é uma ferramenta que vale a pena usar em seus projetos.

E você, já utilizou em seus projetos?

Texto de inspiração: https://www.linkedin.com/posts/ricard…

Links úteis:

Modelos de Canvas – 17 modelos para adotar e praticar a inovação https://www.gp4us.com.br/modelos-de-c…

Livros sobre canvas:

Value Proposition Design: Como construir propostas de valor inovadoras https://amzn.to/3zx7mSK

Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios https://amzn.to/3MfF6M1

Lean UX: Projetando Ótimos Produtos com Equipes Agile https://amzn.to/3ZKHVaV

Strategic canvas: conduza a estratégia do seu negócio por caminhos dinâmicos e criativos de forma inovadora https://amzn.to/437pXCH

Mapeamento de experiência – 2 edição https://amzn.to/40GFdEK

Business model you: o modelo de negócios pessoal https://amzn.to/40WEHlY

Project model Canvas: Volume 1 https://amzn.to/42Wfytg

Leia também

Artigos relacionados

Encontrar um problema é o primeiro passo para resolver um problema.
Toda interação é uma forma de comunicação. Quando um usuário interage com um produto ou serviço, ele está recebendo e transmitindo informações.
marketing, a comunicação e o design não só coexistem mas também se potencializam quando alinhados estrategicamente