O design na estratégia da empresa pode impulsionar o sucesso do seu negócio

Compartilhe
este artigo

A palavra “estratégia” é amplamente utilizada em diferentes contextos e pode ser difícil de definir. Em termos gerais, uma estratégia é definida como um plano para superar um problema. De acordo com Porter, a estratégia envolve a criação de uma posição única e valiosa, que envolve um conjunto diferente de atividades.

A formulação e implementação da estratégia fazem parte de um processo que envolve várias decisões relativas ao negócio. Para as empresas, ter uma boa estratégia competitiva e corporativa é essencial em um mundo cada vez mais competitivo. 

Em um mundo dinâmico e imprevisível, o “design” tem sido visto como uma habilidade capaz de criar unidade, e organizar, no caos. A abordagem necessária para lidar com os paradoxos de decisão. Não é à toa que as escolas de administração passaram a incluir a cadeira de Design Thinking em seus currículos.

Atualmente, a gestão através das lentes do design torna-se um aliado estratégico para o sucesso das empresas. O design se preocupa em avaliar “como as coisas poderiam ser”, combinando o pensamento estratégico e o design para clarear e definir cenários de desafios complexos. É uma abordagem holística que considera não apenas a aparência visual de um produto ou serviço, mas também sua funcionalidade, experiência do usuário e impacto no mercado e na sociedade em geral. Se existe algum poder no design, é justamente o poder da síntese. Síntese do problema e das necessidades do mercado.

Segundo Fowler, em seu “Estratégia Baseada em Design”, qualquer modelo de negócio pode ser caracterizado por dois conjuntos de parâmetros de design. O primeiro conjunto é formado pelos elementos de design, que compreendem o conteúdo, a estrutura e a governança do sistema de atividades. Sua função é fornecer uma forma coerente para o processo de criação de valor. Fornece o “como”.

O segundo conjunto é o tema de design, onde identificamos os drivers da criação de valor. Seu papel, portanto, é capturar os tópicos que orquestram e conectam todas as partes interessadas. Podemos focar em quatro temas básicos: inovação, eficiência, complementaridades e lock-in, atração e retenção. Assim teremos o “porquê”.

O objetivo do design estratégico é criar valor para os clientes, acionistas e outras partes interessadas, ao mesmo tempo em que aborda problemas complexos de forma criativa e sustentável. É importante ressaltar que a abordagem do design não é apenas aplicável a produtos ou serviços, mas também pode ser usada na gestão de processos, tomada de decisões e estratégias organizacionais. Em suma, o design é uma ferramenta poderosa para a criação de soluções inovadoras e bem-sucedidas em um mundo em constante mudança e desafiador.

Leia também

Artigos relacionados

Encontrar um problema é o primeiro passo para resolver um problema.
Toda interação é uma forma de comunicação. Quando um usuário interage com um produto ou serviço, ele está recebendo e transmitindo informações.
marketing, a comunicação e o design não só coexistem mas também se potencializam quando alinhados estrategicamente